Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Maria José Fagundes
dc.date.accessioned2020-11-24T19:09:31Z-
dc.date.available2020-11-24T19:09:31Z-
dc.date.issued2011-06-18
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria José Fagundes. Gênero e diversidade sexual na escola. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21690-
dc.description.abstractThe research was developed through an interdisciplinary science and math to students in 7th and 8th grades of the State School Jose de Alencar, through questionnaires for initial diagnosis of students' knowledge on the issues, and then activities were conceptualization, research, lectures, preparation of posters, lectures, tabulating data and statistic reports. Teachers and professional in Education were interviewed for diagnosis of the difficulties of addressing the issues cited in the classroom. I believe that from the activities started an awareness of effective eradication of prejudices and recognizing the diverse sexualities in the school and society, and recognizing the needed to prevent in order to have a safe and responsible sex life prevent Sexually Transmitted Diseases and AIDS. The activities in this project aimed to make school a privileged space for the social construction of subjects through the elimination of differences and valuing diversity, requiring a steady approach of these topics in school life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectPrejudicespt_BR
dc.subjectCultural pluralismpt_BR
dc.titleGênero e diversidade sexual na escolapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida através de um trabalho interdisciplinar de Ciências e Matemática com alunos de 7ª e 8ª séries da Escola Estadual José de Alencar, através da aplicação de questionários para diagnóstico inicial do conhecimento dos alunos sobre os temas, sendo que posteriormente foram realizadas atividades de conceituação, pesquisas, leituras, confecção de cartazes, palestras, tabulação de dados estatísticos e relatórios. Os professores e funcionários foram entrevistados para diagnóstico das dificuldades de abordagem dos temas citados em sala de aula. Considero que a partir das atividades desenvolvidas iniciou-se uma conscientização efetiva da erradicação de preconceitos e reconhecimento das diversas sexualidades presentes na escola e na sociedade, além do reconhecimento da necessidade de prevenir para poder ter uma vida sexual segura e responsável e evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis e a AIDS. As atividades desenvolvidas neste projeto visaram tornar a escola um espaço privilegiado para a construção social dos sujeitos através da eliminação das diferenças e valorização da diversidade, sendo necessária uma abordagem constante dos temas citados no cotidiano escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Buss, Lenisse Isabel
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2010_1_04.pdf939,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.