Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Ana Gabriela
dc.date.accessioned2020-11-24T19:09:28Z-
dc.date.available2020-11-24T19:09:28Z-
dc.date.issued2018-08-25
dc.identifier.citationCARDOSO, Ana Gabriela. A importância da educação ambiental para a transformação do cidadão. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização no Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21687-
dc.description.abstractThis work seeks to demonstrate the importance of Environmental Education for the transformation of the citizen. Thus, environmental education was approached from a local perspective, based on research and projects applied at the school, in the city of Divinolândia-SP. Through the analysis of the socio-environmental base present in the public School and in the Neighborhood, it was tried to characterize how the theme is approached in the classroom and applied daily. Based on these analyzes, it was perceived that Environmental Education is not a common theme, and the students' gap is enormous, allowing us to conclude the need to reinforce this theme from the initial grades of Elementary School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleA importância da educação ambiental para a transformação do cidadãopt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the ambient education for the transformation of the citizenpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca demonstrar a importância da Educação Ambiental para a transformação do cidadão. Assim procurou-se abordar a educação ambiental em uma perspectiva local, a partir de pesquisa e projetos aplicados em uma escola municipal , na cidade de Divinolândia-SP. Através da análise da base socioambiental presentes na Escola e no Bairro buscou-se caracterizar como o tema é abordado em sala de aula e aplicado cotidianamente. Com base nessas análises, percebeu-se que a Educação Ambiental não é tema corriqueiro, sendo gigantesca a defasagem dos alunos, permitindo concluir a necessidade de reforçar esta temática desde as séries iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Michelle Budke
dc.contributor.referee1Costa, Michelle Budke
dc.contributor.referee2Pires, Emerson Luis
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça
dc.contributor.referee4Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importanciaeducacaoambientaltransformacao.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.