Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGiorni, Ana Maria Marques de Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-24T19:09:19Z-
dc.date.available2020-11-24T19:09:19Z-
dc.date.issued2018-09-01
dc.identifier.citationGIORNI, Ana Maria Marques de Oliveira. A aplicação de aulas experimentais no ensino de ciências, formas e conceitos. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21677-
dc.description.abstractThis work has as main theme the activities related to the teaching of science addressing situations of application of a class focused on the dynamics, allowing the student to build their own knowledge based on the theory presented by the teacher, focusing experimental classes where the student can understand the phenomena that occur in their daily life based on the theoretical presentation, and the relationship theory and experiment within their reality. It allows the logical reasoning and the presentation of relevant topics that help the student to move from the abstract to the real and thus develop the knowledge seeking the elaboration of projects focused on the sciences. In this topic the evaluation in general should be the developing set where the main approach ceases to be the knowledge through the knowledge that was passed, but the knowledge through the knowledge that allowed the creativity and the full and total understanding of the subject through of seminars explaining the end of the class or the project that can be elaborated by the student. It addresses experimental classes with questions and with experiments that were very rewarding in learning using dynamic forms of presentation that had repercussions on students' approval. The methodology is used by some teachers in the field of nature science, but with some difficulties related to time and space, as well as educational support. In general, teachers and students agree that experimental classes occur with excellent results, arousing interest in learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Experimentspt_BR
dc.titleA aplicação de aulas experimentais no ensino de ciências, formas e conceitospt_BR
dc.title.alternativeThe application of experimental classes in teaching science, forms and conceptspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como principal temática as atividades relacionadas ao ensino de ciências abordando situações de aplicação de aula voltada para a dinâmica, permitindo que o aluno construa seu próprio conhecimento baseado na teoria apresentada pelo docente, focando aulas experimentais onde o aluno possa entender os fenômenos que ocorrem em seu cotidiano com base na apresentação teórica, e a relação teoria e experimento dentro da sua realidade. Permite o raciocínio lógico e a apresentação de tópicos relevantes que ajuda o aluno sair do abstrato para o real e assim desenvolva o conhecimento buscando a elaboração de projetos voltados para a ciências. Nesse tópico a avaliação de um modo geral, deve ser o conjunto em desenvolvimento onde a abordagem principal deixa de ser o saber através do conhecimento que foi passado, mas o saber através do conhecimento que permitiu a criatividade e o pleno e total entendimento do assunto através de seminários explicativos referente a finalização da aula ou do projeto que pode ser elaborado pelo aluno. Aborda aulas experimentais com questões e com a realização de experimentos que foram muito gratificantes no aprendizado utilizando formas dinâmicas de apresentação que repercutiu na aprovação dos discentes. A metodologia é utilizada por alguns professores da área da ciência da natureza, porém com algumas dificuldades relacionadas ao tempo e ao espaço, bem como o apoio educacional. De modo geral, docentes e discentes concordam que aulas experimentais ocorrem com excelentes resultados, despertando o interesse ao aprendizado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee1Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee2Brandão, Willian Arthur Philip L N Terroso de Mendonça
dc.contributor.referee3Sobjak, Ricardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaoaulasexperimentaisensino.pdf958,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.