Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21629
Título: Sugestões para atualização do Plano Diretor do município de Ibicaré-SC
Título(s) alternativo(s): Suggestions for updating the Master Plan of the municipality of Ibicaré-SC
Autor(es): Gandin, Gisela
Orientador(es): Bassetto, Luci Ines
Palavras-chave: Planejamento urbano
Cidades pequenas - Estatutos
Administração pública
City planning
Small cities - By-laws
Public administration
Data do documento: 27-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GANDIN, Gisela. Sugestões para atualização do Plano Diretor do município de Ibicaré-SC. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como foco principal analisar as principais necessidades da população para atualização do Plano Diretor de Ibicaré – Santa Catarina, observando desde a evolução da urbanização, para o entendimento da atual estruturação das cidades até os instrumentos reguladores das normas municipais como o Estatuto das Cidades e o próprio Plano Diretor Municipal, passados mais de dez anos da última revisão. O objetivo é identificar e analisar os principais problemas diagnosticados no município, bem como apresentar sugestões de melhoria no Plano Diretor em suas diferentes áreas. O Desenvolvimento Socioeconômico do município depende de algumas ações e atitudes que venham ao encontro com os anseios da comunidade, com o objetivo de propiciar aos mesmos um padrão de vida melhor e mais digno. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico e documental relacionado a este tema e a análise das informações coletadas, bem como, entrevistas com alguns funcionários da Prefeitura e todos os vereadores que representam a população do município. Como principais resultados obtidos, destaca-se o setor de Saneamento Básico e Urbanização como principal alvo de atuação das medidas propostas. Como conclusão, faz-se necessário um grande empenho técnico e político e de médio e longo prazo em Ibicaré, como fator fundamental, mas não único, para a melhoria das condições de vida da população.
Abstract: O presente trabalho tem como foco principal analisar as principais necessidades da população para atualização do Plano Diretor de Ibicaré – Santa Catarina, observando desde a evolução da urbanização, para o entendimento da atual estruturação das cidades até os instrumentos reguladores das normas municipais como o Estatuto das Cidades e o próprio Plano Diretor Municipal, passados mais de dez anos da última revisão. O objetivo é identificar e analisar os principais problemas diagnosticados no município, bem como apresentar sugestões de melhoria no Plano Diretor em suas diferentes áreas. O Desenvolvimento Socioeconômico do município depende de algumas ações e atitudes que venham ao encontro com os anseios da comunidade, com o objetivo de propiciar aos mesmos um padrão de vida melhor e mais digno. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico e documental relacionado a este tema e a análise das informações coletadas, bem como, entrevistas com alguns funcionários da Prefeitura e todos os vereadores que representam a população do município. Como principais resultados obtidos, destaca-se o setor de Saneamento Básico e Urbanização como principal alvo de atuação das medidas propostas. Como conclusão, faz-se necessário um grande empenho técnico e político e de médio e longo prazo em Ibicaré, como fator fundamental, mas não único, para a melhoria das condições de vida da população.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21629
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMR_VI_2018_07.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.