Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21573
Título: Mulher brasileira, protagonista principal do Programa Bolsa Família: um estudo comparado
Autor(es): Schambakler, Fernanda
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Serviços para a família
Bem-estar social
Bem-estar social - Aspectos sociais
Family services
Public welfare
Public welfare - Social aspects
Data do documento: 17-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHAMBAKLER, Fernanda. Mulher brasileira, protagonista principal do Programa Bolsa Família: um estudo comparado. 2012. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender o papel das mulheres enquanto titulares do cadastro de pessoas carentes do Governo Federal, suas responsabilidades pelo cumprimento das condicionalidades de saúde e educação, bem como a importância que tem em suas vidas o Programa Bolsa Família. A pesquisa é de natureza Qualitativa. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram: a Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Entrevista semi-estruturada. Desta forma, realiza-se um resgate histórico sobre a trajetória da Proteção Social no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988, os obstáculos enfrentados por este sistema com a crise dos anos 80 e 90 do século passado que geraram desemprego e pobreza no país. Contextualizou-se os primeiros programas de transferência de renda e a unificação com o Programa Bolsa Família, considerado o maior programa de transferência de renda já implementado como Proteção Social no Brasil. É focado a importância das mulheres como as responsáveis pelo benefício. Através das entrevistas realizadas com as beneficiárias do Programa Bolsa Família em Telêmaco Borba (PR), é analisada a contribuição gerada pela transferência de renda, a atuação das mulheres no cumprimento das condicionalidades, bem com o impacto do programa no cotidiano de suas famílias.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21573
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_III_2012_20.pdf489,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.