Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21568
Título: Gestão de pessoas e liderança: análise em ambientes públicos
Autor(es): Costa, Amabile Borges da
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Liderança
Recursos humanos
Serviço público - Administração de pessoal
Leadership
Human resources
Civil service - Personnel management
Data do documento: 11-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Amabile Borges da. Gestão de pessoas e liderança: análise em ambientes públicos. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: As empresas necessitam investir nos funcionários para introduzir maior dose de motivação, junto a isso, é importante o papel dos líderes para alcançar as metas da empresa, sendo assim, é indispensável à fundamentação das teorias nas empresas para o sucesso de todo negócio. Para esta pesquisa, utilizou-se o recurso da observação do comportamento para chegar ao problema de pesquisa: Como é a atuação da gestão de pessoas e da liderança na gestão pública? O objetivo deste trabalho é avaliar a gestão de pessoas e liderança na Gestão Pública, sob a visão de funcionários públicos. A metodologia utilizada foi à pesquisa aplicada, descritiva, que se desenvolveu por meio de da observação de literatura relacionada ao tema de gestão de pessoas, liderança, gestão pública. Além disso, a aplicação de questionário com uma população 50 servidores públicos da Gestão pública de São José dos Campos no Vale do Paraíba. O questionário foi entregue de forma aleatória e individual, sendo coletados posteriormente para serem codificados e avaliados. Rsultado: Conclui-se que não existe uma gestão de pessoas definido, que a liderança não é participativa no dia a dia do serviço público, que tudo acontece sem planejamento, que os setores não estão interligados e os líderes não se envolvem com os funcionários.
Abstract: Companies need to invest in employees to enter higher dose of motivation, along with it, is important to the role of leaders to achieve the goals of the company, so it is essential to the foundation of the theories in business for the success of any business. For this research, we used the feature observation of behavior to reach the research problem: How is the role of people management and leadership in public administration? The objective of this study is to evaluate people management and leadership in public management, seeking to portray the vision of public officials. The methodology was applied research, qualitative, descriptive, which developed through the observation of the literature related to the subject of people management, leadership, public management. In addition, a questionnaire with a population of 50 public servants Public Management in Sao Jose dos Campos in the Paraíba Valley. The questionnaire was delivered randomly and individual and subsequently collected and evaluated to be encoded. We conclude that there is no defined people management, that leadership is not participatory in daily public service, everything happens without planning, which are not interconnected sectors and leaders do not engage with employees.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21568
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_III_2013_ 02.pdf302,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.