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Título: Implantação do setor odontológico, na estratégia saúde da família, no município de Telêmaco Borba (PR)
Autor(es): Nocêra, Paulo Marcelo
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Família - Saúde e higiene
Boca - Cuidado e higiene
Odontologia
Serviços de odontologia comunitária
Política pública - Saúde
Family - Health and hygiene
Mouth - Care and hygiene
Dentistry
Community dental services
Public policy - Health
Data do documento: 14-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NOCÊRA, Paulo Marcelo. Implantação do setor odontológico, na estratégia saúde da família, no município de Telêmaco Borba (PR). 2012. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A Estratégia Saúde da Família (ESF) representa a quebra definitiva de antigos modelos de atenção e políticas públicas de saúde, abandonando a filosofia puramente assistencial-curativa e incluindo medidas preventivistas, tornando estas últimas sua prioridade. As políticas públicas de saúde bucal acompanham esta mudança, ainda que ainda não completamente integradas quando comparadas às atividades médicas, de enfermagem e dos agentes comunitários de saúde. Buscou-se neste trabalho analisar a implantação e atuação das equipes de saúde bucal na ESF no município de Telêmaco Borba-PR, delimitando aspectos administrativos e operacionais desta realização. O presente trabalho inicialmente define as políticas públicas de saúde existentes no Brasil durante seu desenvolvimento como país independente, chegando até a criação da ESF e, posteriormente, inclusão do atendimento odontológico. Na sequência, delimita-se o trabalho exclusivamente ao atendimento odontológico em Telêmaco Borba-PR nas Unidades de Saúde cadastradas junto ao Ministério da Saúde e cujas regras são seguidas segundo o que a ESF preconiza, recebendo, devido a isso, recursos materiais e financeiros federais para auxílio na sua manutenção. A estes locais foram encaminhados 03 questionários, sendo que um abordava aspectos administrativos e os demais abordavam aspectos operacionais das Equipes de Saúde Bucal. Observou-se, como pontos positivos, o avanço na universalidade do atendimento, a ampliação do atendimento à comunidade e, por consequência, a ampliação quantitativa e qualitativa dos procedimentos oferecidos aos usuários. Como pontos negativos, observou-se a falta de preparo técnico dos profissionais para esta nova estratégia de atendimento, a demanda excessivamente exagerada e a pouca valorização salarial, incompatível com a carga horária e o número de atendimentos, bem como o fato de boa parte das equipes contarem com profissionais cujas contratações eram instáveis.
Abstract: The Family Health Strategy (FHS) is the definitive breaking of old models of care and public health policies, abandoning the philosophy purely curative, including preventives measures, becoming its priority. Public politics in oral health follow this change, although not yet fully integrated when compared to medical activities, nursing and community health workers. This work tried to analyze the implementation and performance of oral health teams at FHS in Telêmaco Borba, Paraná, delimiting administrative and operational aspects of this achievement. This monograph defines at first the existing public health policies in Brazil during its development as an independent country, even to the creation of the FHS and, later, the inclusion of dental care. Further, it delimits the work exclusively to dental care in Telêmaco Borba, Paraná in Health Units registered with the Ministry of Health and whose rules are followed according to the FHS recommends, getting material and financial resources federal to aid in its maintenance because of that. At these locations were three questionnaires: one contained administrative aspects and two contained operational aspects of Oral Health Teams. It was noted as positives, the progress in universality of care, expanding services to the community and therefore the quantitative and qualitative expansion of procedures offered to users. As negative points, there was a lack of technical preparation of professionals for this new service strategy, demand excessively exaggerated and low valuation, incompatible with the workload and the number of treatments, as well as the fact that most teams count with professionals whose signings were unstable.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21555
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