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Título: Compras públicas: qualidade dos materiais adquiridos por pregão
Autor(es): Costa, Clarisse de Paula Ribas da
Orientador(es): Magalhães, Ana Cristina Macedo
Palavras-chave: Administração pública
Compras (Serviço público) - Controle de qualidade
Licitação pública
Pregão (Licitação pública)
Public administration
Government purchasing - Quality control
Letting of contracts
Proclamations
Data do documento: 22-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Clarisse de Paula Ribas da. Compras públicas: qualidade dos materiais adquiridos por pregão. 2012. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O presente trabalho vem analisar a estrutura do processo de compra de material de escritório através de licitação na modalidade pregão realizada em Instituição de Serviço Social Autônomo no Estado de São Paulo. Esta análise se desdobrou através da compreensão dos conceitos correlatos como o histórico da Administração Pública e a obrigação de licitar. O Serviço Social Autônomo, sua estrutura e suas obrigações na observância dos princípios constitucionais. A importância da Administração de Materiais e seu subprocesso de Compras. A função do comprador em uma Instituição Pública. O histórico das Licitações no âmbito nacional, as suas modalidades e valores definidos por lei. O pregão e a obrigatoriedade e importância do termo de referência na estrutura do processo para contratar ou adquirir e Qualidade de materiais licitados. Os dados foram coletados através de pesquisa bibliográfica e análise documental e realização de entrevistas de modo a verificar a ocorrência de divergências entre o material solicitado e o material entregue pelo fornecedor vencedor da licitação. O estudo apresenta ainda o processo de licitações no interior de uma Prefeitura Municipal referência em Gestão por Processos, de modo a compará-la com a realidade da Instituição pesquisada, sugerindo finalmente temas a serem pesquisados e discutidos sobre esta temática.
Abstract: This work is to analyze the structure of office supplies buying process through bidding in the auction held in the Institution of Autonomous Social Service of São Paulo State. This analysis was developed through understanding of concepts related to the history of public administration and the obligation to bid. The Autonomous Social Service, its structure and its obligations in compliance with the constitutional principles. The importance of Materials Management and its purchasing sub process. The role of the buyer in a Public Institution, the history of bidding nationwide, what are the rules and values defined by the law. The bidding, the obligation and importance of the term of reference for composing the structure of the process to hire or purchase, and the quality of the bid materials. Data were collected through a literature review and analysis of documents and interviews in order to verify the occurrence of differences between the material requested and the material supplied by the vendor winning bidder. The study also presents the bidding process within a municipal government that is a reference in Business Process Management, in order to compare it with the reality of the institution surveyed, finally suggesting new topics to be researched and discussed on this theme.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21505
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