Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21497
Título: Análise de conflitos de uso e ocupação do solo por atividades comerciais no plano diretor de Treze Tílias
Título(s) alternativo(s): Analysis of conflicts of use and occupation of land by commercial activities in the mater plan of Treze Tílias
Autor(es): Anrain, Clarissa
Orientador(es): Silva, Christian Luiz da
Palavras-chave: Solo - Uso - Planejamento - Treze Tilias (SC)
Zoneamento
Planejamento urbano
Conflito de interesses
Land use - Planning - Treze Tílias (Brazil)
Zoning
City planning
Conflict of interests
Data do documento: 27-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ANRAIN, Clarissa. Análise de conflitos de uso e ocupação do solo por atividades comerciais no plano diretor de Treze Tílias. 2018. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo a realização de um levantamento sobre as demandas de viabilidade de atividades comerciais e industriais no Município de Treze Tílias - SC, que apresentem conflito com o Plano Diretor vigente. Tendo em vista o número de solicitações que apresentaram conflitos com o Plano Diretor quanto ao uso e ocupação do solo, as informações obtidas com a realização deste trabalho resultarão em dados que servirão de base técnica para o novo texto de revisão do Plano Diretor, de acordo com as necessidades atuais. Dessa forma, a reunião de informações, de modo geral, possibilita que a revisão se torne ampla e abrangente, evitando alterações pontuais e direcionadas a casos específicos, o que torna o processo mais democrático. A pesquisa foi um levantamento de informações no período de 2014 a 2018, fornecido pelo setor de tributação da Prefeitura de Treze Tílias por intermédio do sistema GCIM. Esses dados foram lançados em Excel e filtrados, as informações obtidas geraram gráficos das atividades e zoneamentos que apresentaram o maior número de conflitos. Posteriormente, as informações foram espacializadas em mapas que demonstram os zoneamentos da cidade que tiveram o maior número de atividades comerciais e industriais negados. Do total de 650 solicitações de abertura de empreendimentos realizadas no período, 77% foram imediatamente aprovadas, 15% tiveram outros encaminhamentos e 8% foram determinadas como atividades “proibidas. Com base nessas informações foi possível determinar que os zoneamentos com maior número de conflitos foram as Zonas ligadas à vocação turística da cidade (ZIT e ZET). As atividades com maior número de conflitos foram as classificadas nos Usos 6 e 21, ou seja, ligadas a comércio atacadista e indústrias, respectivamente, e que são usos incompatíveis com as áreas de interesse turístico. O estudo da atual ocupação da área industrial da cidade revela sua saturação e este deve ser um dos motivos para a proporção elevada de pedidos de instalação de atividades “proibidas” na área de interesse turístico. Visando fornecer informações relevantes para a revisão do plano diretor da cidade, esta pesquisa sugere que seja expandida e/ou criada nova área de Interesse Industrial (ZII), para que não haja perda do investimento para o município. Uma nova área de interesse industrial direcionaria essas atividades para um espaço afim e colaboraria para a manutenção das características de arquitetura e de uso da área de interesse turístico, atividade esta que é de grande importância econômica e cultural para o município.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo a realização de um levantamento sobre as demandas de viabilidade de atividades comerciais e industriais no Município de Treze Tílias - SC, que apresentem conflito com o Plano Diretor vigente. Tendo em vista o número de solicitações que apresentaram conflitos com o Plano Diretor quanto ao uso e ocupação do solo, as informações obtidas com a realização deste trabalho resultarão em dados que servirão de base técnica para o novo texto de revisão do Plano Diretor, de acordo com as necessidades atuais. Dessa forma, a reunião de informações, de modo geral, possibilita que a revisão se torne ampla e abrangente, evitando alterações pontuais e direcionadas a casos específicos, o que torna o processo mais democrático. A pesquisa foi um levantamento de informações no período de 2014 a 2018, fornecido pelo setor de tributação da Prefeitura de Treze Tílias por intermédio do sistema GCIM. Esses dados foram lançados em Excel e filtrados, as informações obtidas geraram gráficos das atividades e zoneamentos que apresentaram o maior número de conflitos. Posteriormente, as informações foram espacializadas em mapas que demonstram os zoneamentos da cidade que tiveram o maior número de atividades comerciais e industriais negados. Do total de 650 solicitações de abertura de empreendimentos realizadas no período, 77% foram imediatamente aprovadas, 15% tiveram outros encaminhamentos e 8% foram determinadas como atividades “proibidas. Com base nessas informações foi possível determinar que os zoneamentos com maior número de conflitos foram as Zonas ligadas à vocação turística da cidade (ZIT e ZET). As atividades com maior número de conflitos foram as classificadas nos Usos 6 e 21, ou seja, ligadas a comércio atacadista e indústrias, respectivamente, e que são usos incompatíveis com as áreas de interesse turístico. O estudo da atual ocupação da área industrial da cidade revela sua saturação e este deve ser um dos motivos para a proporção elevada de pedidos de instalação de atividades “proibidas” na área de interesse turístico. Visando fornecer informações relevantes para a revisão do plano diretor da cidade, esta pesquisa sugere que seja expandida e/ou criada nova área de Interesse Industrial (ZII), para que não haja perda do investimento para o município. Uma nova área de interesse industrial direcionaria essas atividades para um espaço afim e colaboraria para a manutenção das características de arquitetura e de uso da área de interesse turístico, atividade esta que é de grande importância econômica e cultural para o município.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21497
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMR_VI_2018_02.pdf4,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.