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Título: O papel dos municípios na promoção do empreendedorismo: a implantação da Lei Geral Municipal no município de São Caetano do Sul como uma forma de ação empreendedora pública
Autor(es): Alciati, Edmar Marcelo
Orientador(es): Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Empreendedorismo
Desenvolvimento econômico
Small business
Entrepreneurship
Economic development
Data do documento: 29-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALCIATI, Edmar Marcelo. O papel dos municípios na promoção do empreendedorismo: a implantação da Lei Geral Municipal no município de São Caetano do Sul como uma forma de ação empreendedora pública. 2012. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho de pesquisa analisa a evolução do conceito de empreendedorismo e de conceitos correlatos, com foco na aplicação às pequenas empresas. Procurou-se identificar, na literatura, características empreendedoras capazes de promover o desenvolvimento de pequenas empresas, categoria fundamental da vida econômica e social das nações. Analisou-se o conteúdo dos textos e obras consultadas, bem como a representação social que os diferentes autores estudados fazem do fenômeno empreendedorismo. Quatro características apareceram como sendo as mais representativas do conceito de empreendedorismo, segundo os autores consultados: inovação, busca de oportunidades, correr riscos e criatividade. Além disso, a análise efetuada identificou o caráter plural e multifacetado do conceito de empreendedorismo, além de possibilitar que seja recomendada a continuidade de estudos relacionados ao tema, o qual é mais antigo do que fazem transparecer algumas obras recentes. O que é novo é o interesse de pesquisadores, empresários e governantes em geral a respeito do fenômeno neste início de século. Ainda nesse trabalho enfatizamos a cidade de São Caetano do Sul como cidade que se aplica a Lei Geral Municipal das Mpes.
Abstract: This research paper analyses the evolution of the concept of entrepreneurship and related concepts, with a focus on application for small businesses. Sought to identify, in the literature, entrepreneurial characteristics capable of promoting the development of small businesses, fundamental category of economic and social life of the Nations. Analyzed the content of the texts and works consulted, as well as the social representation that different authors studied make entrepreneurship phenomenon. Four characteristics appeared to be the most representative of the concept of entrepreneurship, according to the authors consulted: innovation, looking for opportunities, risk-taking and creativity. In addition, the analysis effected plural and multifaceted character identified the concept of entrepreneurship, as well as enabling is recommended the continuation of studies related to the topic, which is older than do show some recent works. What is new is the interest of pe.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21492
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