Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21475
Título: A importância do controle interno na gestão de pessoas na secretaria de desenvolvimento e inclusão social da prefeitura municipal de Taubaté-SP
Título(s) alternativo(s): The importance of internal control in the management of people in the department of development and social inclusion of the muicipality of Taubaté- SP
Autor(es): Gomes, Simone Cristina Palhares
Orientador(es): Magalhães, Ana Cristina Macedo
Palavras-chave: Administração pública
Servidores Públicos
Motivação (Psicologia)
Auditoria interna
Public administration
Public officers
Motivation (Psychology)
Auditing, Internal
Data do documento: 17-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOMES, Simone Cristina Palhares. A importância do controle interno na gestão de pessoas na secretaria de desenvolvimento e inclusão social da prefeitura municipal de Taubaté-SP. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O trabalho em questão tem como objetivo da pesquisa identificar o funcionamento e as contribuições do controle interno na gestão de pessoas na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. O controle interno é uma ferramenta de fundamental relevância para as organizações, pois auxilia na busca dos objetivos e assegura a proteção dos servidores públicos. Foi realizada pesquisa de revisão bibliográfica, onde foram levantados os conhecimentos dos temas abordados neste trabalho. Traz como resultado que toda organização pública deve ouvir e avaliar seus servidores, com objetivo de propiciar um bom clima no ambiente de trabalho que seja saudável e produtivo. A gestão deverá proporcionar aos seus servidores avaliação sistêmica, capacitações permanentes e uma política de rotatividade dos cargos de confiança e livre escolha, para reduzir e eliminar as possibilidades de acomodação funcional. Todas as medidas elencadas propiciam parcerias entre a organização e seus servidores. O Poder Público deve criar, sem ferir os preceitos constitucionais, além da seleção por meios de provas e comprovação de títulos, uma equipe permanente de seleção munida de um sistema informatizado eficiente, buscando não avaliar somente o conhecimento técnico, mas também mensurar suas habilidades, atitudes, personalidades e valores, considerando as características do cargo ou o posto que será ocupado.
Abstract: O trabalho em questão tem como objetivo da pesquisa identificar o funcionamento e as contribuições do controle interno na gestão de pessoas na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. O controle interno é uma ferramenta de fundamental relevância para as organizações, pois auxilia na busca dos objetivos e assegura a proteção dos servidores públicos. Foi realizada pesquisa de revisão bibliográfica, onde foram levantados os conhecimentos dos temas abordados neste trabalho. Traz como resultado que toda organização pública deve ouvir e avaliar seus servidores, com objetivo de propiciar um bom clima no ambiente de trabalho que seja saudável e produtivo. A gestão deverá proporcionar aos seus servidores avaliação sistêmica, capacitações permanentes e uma política de rotatividade dos cargos de confiança e livre escolha, para reduzir e eliminar as possibilidades de acomodação funcional. Todas as medidas elencadas propiciam parcerias entre a organização e seus servidores. O Poder Público deve criar, sem ferir os preceitos constitucionais, além da seleção por meios de provas e comprovação de títulos, uma equipe permanente de seleção munida de um sistema informatizado eficiente, buscando não avaliar somente o conhecimento técnico, mas também mensurar suas habilidades, atitudes, personalidades e valores, considerando as características do cargo ou o posto que será ocupado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21475
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMS_VI_2018_35.pdf291,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.