Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21456
Título: Gestão dos resíduos sólidos em Telêmaco Borba-PR
Autor(es): Laranjeira, Douglas William
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos
Coleta seletiva de lixo
Cooperativas de reciclagem
Integrated solid waste management
Refuse collection
Recycling cooperatives
Data do documento: 14-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LARANJEIRA, Douglas William. Gestão dos resíduos sólidos em Telêmaco Borba-PR. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta a implantação de um sistema de Gestão Ambiental eficiente, que atenda a legislação para a reciclagem dos resíduos sólidos gerados em Telêmaco Borba-PR, bem como as consequências do seu não gerenciamento. Demonstra os problemas encontrados no Município, bem como as alternativas para o gerenciamento e a correta destinação final de seus resíduos. Efetua-se breve descrição de como eram as práticas da coleta seletiva e de como houve a transformação após a criação da COOPATB – Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba-PR e ainda a implementação do Projeto Reciclar que possibilitou colocar em prática a Lei Municipal do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, com a pretensão de instaurar uma nova cultura da reciclagem. Apresenta a organização dos catadores ou carrinheiros que com o apoio do Município e do setor empresarial encontraram nos resíduos sólidos uma fonte de renda.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21456
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_II_2012_75.pdf519,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.