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Título: Políticas públicas ambientais: uma proposta para educação de ensino fundamental de São José dos Campos
Autor(es): Lopes, Denise Miné Gavinha
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Política pública
Educação ambiental
Educação de base
Public policy
Environmental education
Basic education
Data do documento: 10-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Denise Miné Gavinha. Políticas públicas ambientais: uma proposta para educação de ensino fundamental de São José dos Campos. 2011. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, São José dos Campos, 2011.
Resumo: Este trabalho apresentou a temática Educação Ambiental (EA) como Política Pública. Tratase de uma preocupação atual da sociedade brasileira, sendo a difusão das questões ambientais um direito do cidadão. Para tanto, a formação em EA pode se tornar uma das mais relevantes ferramentas para a mudança de comportamento da população para desenvolver uma cultura de sustentabilidade, sendo as crianças, como construtoras do futuro, os melhores atores para a aplicação dessa pedagogia. Esse processo educativo deve considerar a importância do saber ambiental estruturado em valores éticos, nas políticas de convívio social e na justa distribuição de benefícios e prejuízos causados a natureza. Os Parâmetros Curriculares Nacionais contemplam a EA como matéria interdisciplinar às demais, porém na observação do cotidiano da vida escolar versifica-se que não há a necessária disponibilidade de tempo para a aprendizagem dessa temática. A partir do levantamento bibliográfico analisou-se que os autores especializados no tema reforçam a necessidade de manter a EA como matéria interdisciplinar, mas pesquisas empíricas revelaram sérios empecilhos para sua implementação, decorrentes principalmente da organização curricular, da falta de preparo dos professores e de questões políticas. Realizou-se ainda uma pesquisa documental acerca dos programas de EA realizados na rede municipal de São José dos Campos e o estudo de caso em uma das escolas da rede. Para viabilizar a EA como disciplina da grade curricular propõe-se a introdução de um projeto piloto em uma escola de São José dos Campos.
Abstract: This paper discusses Environmental Education (EE) as part of Public Policy. This is a current concern of Brazilian society as the diffusion of environmental issues is a citizen's right. Education in EE might become one of the most relevant tools for population behavior changing and development of a sustainability culture, where children, as builders of the future, could become the best actors in its implementation. This educational process should consider the importance of environmental knowledge structured in ethical values, social coexistence, fair benefits distribution and potential harm caused to nature. The National Curricular Parameters include EE as an interdisciplinary field to the others, but the everyday school life observation indicates that the necessary time for learning this subject isn’t available. From the literature review, experts on the subject emphasize the need to maintain EE as an interdisciplinary subject, although empirical studies revealed serious obstacles to its implementation, mainly due to school curriculum organization, to lack of teachers training and to political issues. A further documentary research on the EE programs undertaken in the city of São Jose dos Campos and a case study in one of its schools were conducted. To enable feasibility of EE as a discipline in school curriculum the introduction of a pilot project at a school in Sao Jose dos Campos is proposed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21418
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