Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21385
Título: Lideranças comunitárias: o processo de mobilização social na comunidade Chácaras Araújo no município de São José dos Campos/SP
Autor(es): Oliveira, Claudinéia de Fátima Rodrigues de
Orientador(es): Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Palavras-chave: Liderança comunitária
Parceria público-privada
Cooperativismo
Participação social
Community leadership
Public-private sector cooperation
Cooperation
Social participation
Data do documento: 7-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Claudinéia de Fátima Rodrigues de. Lideranças comunitárias: o processo de mobilização social na comunidade Chácaras Araújo no município de São José dos Campos/SP. 2011. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal analisar as possibilidades de parceria entre o público e o privado, em um contexto de gestão pública centralizada e gerencialista. Particularmente, esta pesquisa tratou de analisar tais relações baseada no caso específico da relação entre a Sociedade Amigos de Bairro (SAB) e a prefeitura de São José dos Campos/SP a partir do debate teórico sobre as novas formas de gestão pública no Brasil, procurou-se entender o enfoque gerencialista em um contexto burocrático; buscou-se discutir as lideranças comunitárias na gestão pública brasileira como uma estratégia alternativa para a realização dos fins públicos de forma participativa. Posteriormente, com base neste recorte teórico, fez-se um estudo de caso da SAB, localizada na Comunidade Chácaras Araújo, no município de São José dos Campos/SP. Neste caso, procurou-se compreender o processo de mobilização social nesta comunidade e o papel da liderança comunitária da SAB entre a parceria pública e privada para a realização de fins públicos. Em termos metodológicos, do ponto de vista da forma de abordagem do problema, foi utilizada a pesquisa qualitativa. Já em relação à finalidade, a pesquisa foi descritiva. Quanto aos procedimentos, a pesquisa foi bibliográfica, documental, estudo de caso, observação participante e entrevistas. Em um primeiro momento discutiu-se as novas formas de gestão pública no Brasil buscando compreender como este processo se reflete no desenvolvimento e atuação das SAB’s. Os resultados da pesquisa mostram que a mobilização das SAB’s, as parcerias entre comunidade e município através do cooperativismo tem imperado em São José dos Campos e que as reivindicações dos bairros exigem a participação de toda a comunidade, para que se tenha coragem e força para exigir dos governantes àquilo que necessita. Também se observou que a SAB está inserida em uma complexa rede de relações na estrutura de poder local, que transforma suas ações em parte de um conjunto maior.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21385
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_I_2011_15.PDF
  Disponível a partir de 4999-12-31
209,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.