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Título: Accountability e a gestão democrática e participativa na gestão escolar
Autor(es): Fernandes, Ana Camila de Paula
Orientador(es): Bassetto, Luci Ines
Palavras-chave: Responsabilidade
Democracia deliberativa
Administração pública
Escolas - Organização e administração
Responsibility
Deliberative democracy
Public administration
School management and organization
Data do documento: 7-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Ana Camila de Paula. Accountability e a gestão democrática e participativa na gestão escolar. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual do conceito de Accountability na Gestão Pública e, como instrumento deste, tem-se o projeto Gestão Democrática e Participativa na área da Educação Escolar no Estado de São Paulo. Discute os conceitos de Accountability e de Gestão Democrática e Participativa. Apresenta como os referidos conceitos são percebidos pela sociedade envolvida na área escolar, qual a importância dispensada pela mesma. Discute como os conceitos podem ser implementados a fim de se alcançar uma participação da sociedade na prestação de contas pelos agentes públicos utilizadores do dinheiro público. Através de questionários aplicados em todo o Estado de São Paulo procurou-se levantar essas questões a fim de pontuar quais as características das pessoas envolvidas e quais os principais aspectos relevantes na implementação da Gestão Democrática.
Abstract: This research presents a theoretical-conceptual approach to the question of using the concept of Accountability in Public Management. This study focuses on the application of Democratic and Participatory Management in the Educational system of São Paulo State, Brazil. It discusses the concepts of Accountability, democratic and participatory management and also shows how these concepts are perceived and regarded by the society involved in the school area. Yet, this research discusses how the related concepts can be implemented in order to achieve the participation of society when it comes to the rendering of accounts by the public agents, who use public money. Questionnaires applied throughout the State of São Paulo brought up questions that were used to identify the characteristics of the people involved, and the most relevant aspects in the implementation of Democratic Management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21353
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