Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21272
Título: A concepção equivocada dos órgãos de atendimento à criança e ao adolescente ante o conselho tutelar em Ponta Grossa/PR
Autor(es): Correia, Angelita Gomes
Orientador(es): Barzotto, Lucano da Costa
Palavras-chave: Crianças - Assistência em instituições
Política pública
Direitos das crianças
Children - Institutional care
Public policy
Children's rights
Data do documento: 23-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORREIA, Angelita Gomes. A concepção equivocada dos órgãos de atendimento à criança e ao adolescente ante o conselho tutelar em Ponta Grossa/PR. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O presente estudo propôs-se a descrever as relações existentes entre o conselho tutelar e a rede de atendimento à criança e ao adolescente, bem como a atribuição daquele órgão no sentido de assessorar o executivo (rede de atendimento) na proposição de políticas públicas através da demanda atendida pelo conselho tutelar, que trabalha com a garantia dos direitos da criança e do adolescente e tem a capacidade de diagnosticar as falhas existentes no contexto municipal contribuindo assim, com proposições de ações concretas e prioritárias na área da criança e do adolescente. No entanto, se faz necessário que a rede de atendimento esteja articulada com o conselho tutelar, para que se possa assessorar o executivo para a readequação, implementação das políticas públicas, visto que o conselho tutelar é um órgão encaminhador e não executor, fato que necessita de imediato dar respostas concretas a demanda existente na seara, da criança e do adolescente. Sendo assim, além da pesquisa bibliográfica documental, a pesquisa se alicerça na observação da atuação no Conselho Tutelar, a partir da experiência da autora, ao longo de quatro anos como conselheira tutelar, constatando-se que é um importante órgão para assessorar o poder executivo (rede de atendimento).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21272
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMT_2_2014_11.pdf535,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.