Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21270
Título: Participação social: elemento primordial no processo do trabalho articulado na rede de proteção social da criança e do adolescente integrado ao serviço auxiliar da infância e da juventude de Ponta Grossa - PR
Autor(es): Martinelli, Samella Keren de Carvalho Araújo
Orientador(es): Lima, Isaura Alberton de
Palavras-chave: Redes sociais
Assistência a menores
Adolescentes
Assistência social
Social networks
Child welfare
Teenagers
Charities
Data do documento: 21-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARTINELLI, Samella Keren de Carvalho Araújo. Participação social: elemento primordial no processo do trabalho articulado na rede de proteção social da criança e do adolescente integrado ao serviço auxiliar da infância e da juventude de Ponta Grossa - PR. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A presente pesquisa traz reflexões sobre a importância de profissionais assistentes sociais imbuídos de um espirito participativo para a construção de uma Rede de Proteção Social da Criança e do Adolescente articulada ao SAI – Serviço Auxiliar da Infância e da Juventude de Ponta Grossa. Aborda também as possibilidades e estratégias de articulação da rede por parte dos profissionais assistentes sociais. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento deste estudo foram à pesquisa bibliográfica, onde se buscou compreender a Rede de Proteção Social da Criança e do Adolescente, e a pesquisa documental com o intuito de conhecer legislação e políticas da criança e do adolescente desde a Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente e demais políticas específicas da área. Como fonte para coleta de dados utilizamos a pesquisa "Reflexões sobre a Rede de Proteção Social da Criança e do Adolescente articuladas ao Serviço Auxiliar da infância e Juventude do Município de Ponta Grossa - SAI-PG" (ARAUJO, C S. K, 2013). Tendo em vista, que a partir da pesquisa citada foi possível perceber a importância no aprofundamento da discussão sobre o posicionamento dos profissionais assistentes sociais no trabalho da articulação da Rede de Proteção Social da Criança e do Adolescente. Um posicionamento dotado de vontade política para transformação em uma realidade que exigem profissionais capacitados e imbuídos de um perfil proativo que busque soluções eficientes às diversas expressões da questão social, e para tanto o trabalho intersetorial em rede é a forma possível de construir uma sociedade que garanta os direitos sociais das crianças e dos adolescentes integralmente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21270
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMT_2_2014_8.pdf669,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.