Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21262
Título: Rotatividade de profissionais técnicos de nível superior na esfera pública municipal: identificando fatores internos para gestão de qualidade dos serviços públicos
Autor(es): Bueno, Arnaldo José
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Entidades governamentais
Administração pública
Rotavidiade de pessoal
Serviço público
Public institutions
Public administration
Labor turnover
Civil service
Data do documento: 21-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BUENO, Arnaldo José. Rotatividade de profissionais técnicos de nível superior na esfera pública municipal: identificando fatores internos para gestão de qualidade dos serviços públicos. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente estudo visa apresentar dados obtidos através de questionários aplicados a funcionários, ex-funcionários e usuários dos serviços públicos da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba sobre rotatividade de profissionais com nível superior na entidade. O objetivo da pesquisa aplicada é entender as causas motivadoras dessas pessoas abandonarem o serviço público municipal e as consequências na gestão dos serviços públicos. Para a elaboração do artigo, o estudo consiste em coletar informações através de levantamento quantitativo para especificar a amostra a que se destinou o questionário, essas informações foram disponibilizadas pelo setor de Recursos Humanos. Observa-se que nos últimos concursos públicos realizados pela entidade Prefeitura houve muita desistência e também, profissionais que assumiram as vagas mas permaneceram pouco tempo na instituição. A pesquisa realizada tem caráter descritiva, onde será trabalhado os dados coletados e os fatos foram adquiridos dentro da própria administração municipal, o que demonstra o interesse pela causa pesquisada. Ao final do estudo, apresenta-se seis grupos de questionamentos, com a escolha de dois gráficos dentro de cada eixo, considerados os mais importantes para expor os resultados obtidos e as apreciações sobre cada um deles. Contextualizando esta análise, a tecnologia vem absorvendo inúmeros postos de trabalho anteriormente exercido por pessoas, mas, seja na esfera pública ou privada o capital humano ainda é de suma importância para as instituições ou organizações.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21262
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMT_2_2014_2.pdf894,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.