Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Kelin Regina Bergamini do
dc.date.accessioned2020-11-24T15:34:49Z-
dc.date.available2020-11-24T15:34:49Z-
dc.date.issued2018-05-25
dc.identifier.citationNascimento, Kelin Regina Bergamini do. Avaliação escolar: paradigmas históricos e possibilidades de superação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21197-
dc.description.abstractThis work had as theme the evaluative practice used by teachers in their daily school life. It is known that evaluation should permeate the entire teaching-learning process, serving as a means of reflection and readjustment of intervention strategies, in order to ensure that all learners have access to quality education. However, there are many challenges for the evaluation process to ceases to be the culmination of the education act, an selection instrument or classification of students by means of competitive scales and is conceived as a through this process, with the intention satisfy the educational needs of students who are as variable as the number of individuals it serves. Thus, the traditional instruments of school evaluation, namely: exam and tests, even if they are not the only means to evaluate a school class, should be analyzed and re-signified in order to meet the formative demand that the student’s evaluation should prevail. Under this assumption, this bibliographical research was based on documentary, historical, laws and theoretical references, seeking to know how the models of school evaluation established itself in effect in school daily life, the main instruments used, the way in which the activities are prepared and the how much the influence of the Pedagogical Trends reinforce the evaluative sphere.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.subjectCognitive learningpt_BR
dc.titleAvaliação escolar: paradigmas históricos e possibilidades de superaçãopt_BR
dc.title.alternativeSchool evaluation: historical paradigms and overcoming possibilitiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a prática avaliativa utilizada pelos professores no seu cotidiano escolar. Sabe-se que a avaliação deve permear todo o processo de ensino-aprendizagem, servindo como meio de reflexão e readequação de estratégias de intervenção, a fim de garantir que todos os educandos tenham acesso à educação de qualidade. No entanto, muitos são os desafios para que o processo avaliativo deixe de ser a culminância do ato de educar, um instrumento de seleção ou classificação dos alunos por meios de escalas competitivas e passe a ser concebido como um meio deste processo, com o intuito de satisfazer as necessidades educativas dos alunos que são tão variáveis quanto o número de indivíduos que ele atende. Assim, os instrumentos tradicionais da avaliação escolar, a saber: provas e testes, mesmo não sendo os únicos meios para avaliar uma classe escolar, devem ser analisados e ressignificados a fim de que atendam à demanda formativa que a avaliação do educando deve primar. Partindo deste pressuposto, esta pesquisa bibliográfica utilizou-se de fontes documentais, históricas, leis e referenciais teóricos buscando conhecer como se estabeleceu os moldes da avaliação escolar em vigência no cotidiano escolar, os principais instrumentos utilizados, a forma como as atividades são elaboradas e o quanto a influência das Tendências Pedagógicas vigoram na esfera avaliativa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee3Winter, Lairton Moacir
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaoescolarparadigmashistoricos.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.