Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21196
Título: Didática crítica: fundamentos teórico-metodológicos e contribuições para a formação docente
Autor(es): Zuck, Débora Villetti
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Teachers - In-service training
Teaching - Methodology
Learning
Data do documento: 10-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ZUCK, Débora Villetti. Didática crítica: fundamentos teórico-metodológicos e contribuições para a formação docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho objetiva compreender as contribuições da Didática Crítica para a formação de professores. Para tanto, a partir de revisão bibliográfica, aborda o que é didática e qual sua relação com a formação docente, no âmbito teórico-prático, quanto à concepção e operacionalização do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um objeto de estudo atrelado a questões não meramente técnicas, mas de cunho político-pedagógico, imbricado em relações sociais. Logo, compreende-se que a didática é orientada por determinados fundamentos teórico-metodológicos, e componente indispensável na formação docente e na prática pedagógica. Uma vez que a didática não é neutra e se vincula a determinados objetivos e finalidades da educação, sinaliza-se para a relevância da Didática Crítica, portanto, como meio de resistência e luta imprescindível nos dias atuais para o desenvolvimento da consciência político pedagógica do professor, comprometido com a transmissão e apropriação de formas mais elaboradas de conhecimentos.
Abstract: The present study focuses on understanding the contributions brought up by Critical Didactics for teacher education. In order to do so, we depart from the review of literature that tackles what didactics is and what its relationship with teacher education is within the theoretical-practicum context. This review also regards the conception and application of the teaching and learning process. The study sheds light on an object of study that is intertwined not to merely technical issues, but of political-pedagogical nature, entrenched to social relations. Therefore, it is believed that didactics is oriented.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21196
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_36.pdf193,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.