Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21188
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Preuss, Rebeca Teresinha | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:32:22Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:32:22Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-16 | |
dc.identifier.citation | PREUSS, Rebeca Teresinha. O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos na cidade de Paranavaí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21188 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Integração social | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Igualdade na educação | pt_BR |
dc.subject | Social integration | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Educational equalization | pt_BR |
dc.title | O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos na cidade de Paranavaí | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos – EJA no município de Paranavaí, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sobre a avaliação dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada mediante elaboração e aplicação de questionários aos docentes pertencentes a um Centro de EJA localizado no município de Paranavaí. O questionário aplicado abordou temas como a formação do professor, concepções de avaliação, dificuldades encontradas para avaliação na EJA e os erros mais comuns que os alunos apresentam diante da avaliação. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 80% dos entrevistados utilizam a avaliação escrita, trabalhos diversificados e a participação durante a aula como principal forma de avaliação. Ainda de acordo com 60% dos professores, a dificuldade de interpretação é a principal responsável pelos erros nas avaliações. Diante de tudo o que foi exposto, revela-se a necessidade de se repensar as estratégias avaliativas utilizadas na EJA, já que ainda a avaliação escrita tradicional é a que predomina diante do modelo atual de ensino. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Menoncin, Camila | |
dc.contributor.referee1 | Menoncin, Camila | |
dc.contributor.referee2 | Menoncin, Camila | |
dc.contributor.referee3 | Menoncin, Camila | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_120.pdf | 313,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.