Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21185
Título: | Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática |
Autor(es): | Daniel, Paula Dell' Anhól |
Orientador(es): | Sandmann, André |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Comunicação na educação Estratégias de aprendizagem Mathematics - Study and teaching Communication in education Learning strategies |
Data do documento: | 11-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | DANIEL, Paula Dell' Anhól. Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Os métodos de avaliação da aprendizagem são muito importantes durante todo o processo de ensino, mas percebe-se que há falhas em suas utilizações, ao invés de serem usados juntos para garantir ao aluno um aprendizado e acompanhamento de qualidade, percebemos que são utilizados apenas com o intuito de atribuir notas, ou talvez nem sejam utilizados. Percebe-se que muitos educadores trabalham apenas com a avaliação somativa como instrumento durante todo o período letivo. O Argumento de que os alunos não são capazes, não estão interessados, entre outros são muito utilizados como desculpas para acomodar-se, há casos e casos, onde realmente existe a falta de interesse dos alunos, falta de recursos para um ensino diferenciado, entre outros, mas o que mais encontramos são alunos com uma grande defasagem não por falta de interesse ou capacidade, mas sim por ter professores que não analisam seus métodos de ensino e avaliação, não oferecem ao aluno todos os instrumentos possíveis para seu aprendizado e por fim não se auto avaliam para passar aos seus alunos de forma que cada qual compreenda, seja brincando, conversando, observando, entre outras; Com base em grandes autores o presente artigo defende a utilização de todos os métodos de avaliação proporcionando assim um ensino de qualidade, pois avaliar não é apenas nos finais de semestres ou bimestres e sim durante todo o período letivo. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21185 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_116.pdf | 186,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.