Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVitorio, Maria das Graças dos Santos
dc.date.accessioned2020-11-24T15:28:24Z-
dc.date.available2020-11-24T15:28:24Z-
dc.date.issued2018-06-09
dc.identifier.citationVITORIO, Maria das Graças dos Santos. O ensino de espanhol nos primeiros anos do ensino fundamental: propostas e contribuições. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21173-
dc.description.abstractEste trabajo tuvo como temática la enseñanza de español para alumnos de los primeros años de la Educación Primaria, mediante la utilización de estrategias lúdicas em el contexto escolar. La investigación tuvo como principal objetivo destacar los beneficios de la enseñanza del español para niños, puesto que su inclusión em las escuelas de Salvador, Bahia constituye un proceso relativamente nuevo em comparación com outras disciplinas u outros idiomas como el inglés. El trabajo tuvo como procedimientos metodológicos la investigación bibliográfica y la investigación de campo, teniendo como principales fundamentos teóricos los textos sobre la didáctica de la enseñanza de español para niños de Rinaldi, la teoría del desarrollo infantil de Vygotsky, el Método Montessori, la hipótesis del filtro afectivo de Krashen y los documentos oficiales que rigen la educación brasileña como los Parámetros Curriculares Nacionales. Para complementar la información, em la investigación de campo, se aplicó un cuestionario de sondeo dirigido a los profesores de español de los primeros años de la Educación Primaria que actúan em las escuelas públicas de Salvador para averiguar sus opiniones sobre la utilización de actividades lúdicas em su práctica docente. Se considera, por lo tanto, que la utilización de estrategias lúdicas em las clases de español es imprescindible puesto que su estudio promueve un aprendizaje significativo y placentero, contribuyendo para desarrollar el raciocinio, la creatividad y la fantasía de los discentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInterlíngua (Aprendizagem de línguas)pt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectInterlanguage (Language learning)pt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.titleO ensino de espanhol nos primeiros anos do ensino fundamental: propostas e contribuiçõespt_BR
dc.title.alternativeLa enseñanza del español em los primeros años de educación primaria: propuestas y contribucionespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o ensino de Espanhol para alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental, mediante a utilização de estratégias lúdicas no contexto escolar. A pesquisa teve como principal objetivo destacar os benefícios do Ensino de Espanhol para crianças, visto que a sua inserção nas escolas de Salvador, Bahia constitui um processo relativamente novo quando comparado com outras disciplinas ou outros idiomas como o inglês. O trabalho teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, tendo como principais fundamentos teóricos os textos sobre a didática do ensino de espanhol para crianças de Rinaldi, a teoria do desenvolvimento infantil de Vygotsky, o Método Montessori, a hipótese do filtro afetivo de Krashen, além dos documentos oficiais que regem a educação brasileira como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Para complementar a investigação, na pesquisa de campo, aplicou-se um questionário de sondagem dirigido aos professores de espanhol dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuam nas escolas públicas de Salvador a fim de averiguar as suas opiniões sobre a utilização de atividades lúdicas no processo de atuação docente. Considera-se, portanto, que a utilização de estratégias lúdicas nas aulas de espanhol é imprescindível visto que a sua aplicação promove uma aprendizagem significativa e prazerosa, contribuindo para desenvolver o raciocínio, a criatividade e a fantasia dos discentes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee1Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee3Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoespanholpropostascontribuicoes.pdf376,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.