Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista Junior, Mario
dc.date.accessioned2020-11-24T15:28:08Z-
dc.date.available2020-11-24T15:28:08Z-
dc.date.issued2018-08-13
dc.identifier.citationBATISTA JUNIOR, Mario. A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21172-
dc.description.abstractThe theme of this research is the evolution of teaching, specifically the subject Portuguese Language, which has been changing a lot since century XX, such as the usage of several means of technologies are used in the public and private schools everyday. Another example is the usage of educational media which develop and invigorate teaching of native language. However, this technological implementation has not been só simple because there are different generations of teachers who have different and conflicting viewpoints. Then, there are two groups: the youngest teachers who support the usage of technologies. And the group of teachers who support traditional methodologies. Therefore, this research aims to demystify and help the teacher work and other educators, to suggest working methods and materials to help the educational work and the constant change of teachers during the school term. The methodology consists of qualitative analysis, bibliographic and documentary researches. The results suggest that new technologies and the usage of modern digital resources might develop teaching of Portuguese Language. However, for this success, it is required better investments in education, trained teachers, suitable and current technological material and internet available for everybody in the school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleA evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitaispt_BR
dc.title.alternativeThe evolution of portuguese teaching: the implementation of digital technologiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a evolução do ensino, mais especificamente na disciplina de Língua Portuguesa, que a partir do século XX passou por fortes mudanças. O uso de variadas tecnologias começou a fazer parte do dia a dia das escolas públicas e particulares, inclusive com o uso de mídias educacionais, afim de estimular e dinamizar o ensino da língua materna. Esta implementação tecnológica não tem sido tão simples quanto parece, uma vez que hoje tem-se uma diversidade de gerações atuando na docência, sendo que o conflito de gerações é inevitável. De um lado aparecem os jovens que já nasceram em contato com a tecnologia e pertencem a este grupo das evoluções tecnológicas e do outro, professores formados e adeptos às metodologias tradicionais. Sendo assim, surgiu a necessidade da elaboração deste trabalho com a finalidade de desmistificar e auxiliar o trabalho de professores e educadores em sala de aula, apontando meios e métodos de trabalho, além de recursos e materiais que mais podem contribuir a partir de uma troca constante entre professores e alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho qualitativo e os principais instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a documental. Enfim, os resultados desta pesquisa revelaram que as novas tecnologias e a utilização de recursos digitais modernos, podem contribuir para a evolução do ensino de Português, mas para que isso obtenha resultados positivos, seria necessário um melhor investimento no campo educacional com professores mais bem capacitados, material tecnológico de acordo com o mercado atual e redes de internet disponíveis para todo o grupo escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee2Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoportuguestecnologiasdigitais.pdf302,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.