Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFeiten, Viviane Vanessa Dohl
dc.date.accessioned2020-11-24T15:23:43Z-
dc.date.available2020-11-24T15:23:43Z-
dc.date.issued2018-06-30
dc.identifier.citationFEITEN, Viviane Vanessa Dohl. Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21155-
dc.description.abstractMultidisciplinarity is, or ought to be, common in classrooms, because it addresses a number of everyday issues with specific content, giving meaning and contextualizing that approach. Analyzing this need, the general objective of this work is a proposal of activity involving mathematics and geography, creating mathematical models that predict population growth over the years, based on population data collected from geography and statistics sites. Three mathematical models of population will be presented as proposal of activities to be applied in different levels of education, medium and superior, using different mathematical languages. This activity promotes contextualized meaningful learning and agrees with the multidisciplinary approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrevisão demográficapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPopulation forecastingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEstudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensinopt_BR
dc.title.alternativeStudy of the population growth from mathematical modeling: application in different levels of educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA multidisciplinariedade é, ou deveria ser, comum nas salas de aulas, pois aborda diversos temas cotidianos junto a um conteúdo específico, dando significado e contextualizando aquela abordagem. Analisando essa necessidade, o objetivo geral deste trabalho foi uma proposta de atividade envolvendo matemática e geografia, criando modelos matemáticos que preveem o aumento populacional com o passar dos anos, baseados em dados populacionais coletados de sites de geografia e estatística. Serão apresentados três modelos matemáticos de população como proposta de atividades para serem aplicados em diferentes níveis de ensino, médio e superior, usando diferentes linguagens matemática. Essa atividade promove a aprendizagem significativa contextualizada e concorda com a proposta multidisciplinar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sehn, Elizandra
dc.contributor.referee1Sehn, Elizandra
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee3Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee4Gómez, Magela Reny Fonticiella
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
crescimentopopulacionalmodelagemmatematica.pdf292,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.