Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rosar, Leandro | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:21:39Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:21:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-16 | |
dc.identifier.citation | ROSAR, Leandro. Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21147 | - |
dc.description.abstract | This work was the subject of investigative experimental activities, in the form of a reflexive bibliographical study, in order to determine the common points between experimental and traditional investigative activities, thus characterizing basic elements for the planning of truly investigative activities that to provide a true teaching and learning process, for which the work was divided into the following topics: Experimental activities in the discipline of chemistry; Why use experimentation in teaching chemistry? Ideal experimental activity; Didactic role of the experimental activity; Experimentation as a pedagogical path; Traditional versus investigative experimentation; Investigative activities done by demonstration and demonstration activities; Planning of an investigative experimental activity. The work was concluded, determining that experimental investigative activities in its planning, should include the following points: problem-solving, hypothesis-making, elaboration of procedures, data collection, data analysis and completion. Through the teacher’s mediation, and respecting the cognitive level of the class. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Cognitive learning | pt_BR |
dc.title | Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo | pt_BR |
dc.title.alternative | Experimental investigative activities in teaching chemistry: a reflective bibliographic study | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática, as atividades experimentais investigativas, na forma de um estudo bibliográfico reflexivo, com intuito de determinar os pontos comuns entre as atividades experimentais tradicionais e as de cunho investigativo, caracterizando assim, itens básicos para o planejamento de atividades realmente investigativas que propiciem um verdadeiro processo de ensino e aprendizagem, para isso dividiu-se o trabalho nos seguintes tópicos: As atividades experimentais na disciplina de química; Por que utilizar a experimentação no ensino de Química? Atividade experimental ideal; Papel didático da atividade experimental; Experimentação como caminho pedagógico; A experimentação tradicional versus investigativa; Atividades investigativas feitas por demonstração e atividades de demonstração; Planejamento de uma atividade experimental investigativa. Concluiuse o trabalho, determinando que as atividades experimentais investigativas em seu planejamento, devem contemplar os seguintes pontos: a elaboração de problemas, a elaboração de hipótese, a elaboração de procedimentos, coleta de dados, análise dos dados e a elaboração da conclusão. Através da mediação do professor, e respeitando o nível cognitivo da turma. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bortoli, Marlene Magnoni | |
dc.contributor.referee1 | Bortoli, Marlene Magnoni | |
dc.contributor.referee2 | Scherpinski, Neusa Idick | |
dc.contributor.referee3 | Hlenka, Vanessa | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
atividadesexperimentaisensinoquimica.pdf | 441,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.