Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBispo, Naftali Araujo
dc.date.accessioned2020-11-24T15:18:07Z-
dc.date.available2020-11-24T15:18:07Z-
dc.date.issued2018-06-09
dc.identifier.citationBISPO, Naftali Araújo. A alfabetização de jovens e adultos: a valorização dos diferentes conhecimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21133-
dc.description.abstractWhen enrolling in Youth and Adult Education (EJA) many students are not literate, therefore, considering the different students’ stories of Youth and Adult Education, it is necessery a attention look at the activities realized in the educational process for their social inclusion will be full and satisfactory. The process of literacy allows that the students have an opportunity to tell their experiences, and this valorization motivates them to go on studying. For this reason, this research was developed of qualitative brand directed to EJA with a theoretical basis through the bibliographic research. Objectifying by means of a exploratory methodI it will know this teaching modality more deeply having as focus of field research and data collection, the Municipal School of Engomadeira of Salvador, Bahia, objectifying to analyze the appreciation of student’s knowledge during the realization of school activities. A project of paramount importance in the process of teaching and learning só that the students have their previous knowledges expanded with the use of methodologies that develop autonomy, directing enriching learning through diverse didactic materials, such as newspapers, magazines, and posters in the realization of activities. Keeping students attending classes, combating school dropout, which in many situations results from the inadequacy of teaching methodologies for the study of young people and adults, which ultimately discourages them in daily activities.Knowing that the learners feel more motivated to learn working in a group, and noting in all the tasks, references of their daily life. An opportunity to gain new knowledge by exchanging experience with classmates as well as through the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleA alfabetização de jovens e adultos: a valorização dos diferentes conhecimentospt_BR
dc.title.alternativeThe literacy of youth and adults: the valuing of different knowledgept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAo se matricularem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) muitos alunos não estão alfabetizados, portanto, considerando as diferentes histórias dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, se faz necessário um olhar atento às atividades realizadas no processo educacional para que sua inclusão social seja plena e satisfatória. O processo de alfabetização permite que os alunos tenham oportunidade de contar suas vivências, e essa valorização os motiva a continuar estudando. Por isso, foi desenvolvida esta pesquisa de cunho qualitativo direcionada a EJA com fundamentação teórica por meio da pesquisa bibliográfica. Objetivando por meio de um método exploratório conhecer essa modalidade de ensino mais profundamente tendo como foco de pesquisa de campo e coleta de dados, a Escola Municipal da Engomadeira de Salvador, Bahia, objetivando analisar a valorização dos conhecimentos dos alunos durante a realização das atividades escolares. Um projeto de suma importância no processo de ensino e aprendizagem para que os educandos tenham seus conhecimentos prévios ampliados com a utilização de metodologias que desenvolvam a autonomia, direcionando o aprendizado enriquecedor por meio de materiais didáticos diversificados, como jornais, revistas, e cartazes na realização das atividades. Mantendo os alunos frequentando as aulas, combatendo à evasão escolar, que, em muitas situações, resulta da inadequação das metodologias de ensino para o estudo dos jovens e adultos, o que acaba desmotivando-os nas atividades diárias. Sabendo que os educandos se sentem mais motivados a aprender trabalhando em grupo, e vendo em todas as tarefas, referências do seu cotidiano. Uma oportunidade também de obterem novos conhecimentos, pela troca de experiência com seus colegas, assim como por intermédio do professor.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee2Sandmann, André
dc.contributor.referee3Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee4Fujiki, Yuka Kamila de Oliveira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaojovensadultosvalorizacao.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.