Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Jonatan Vinicius
dc.date.accessioned2020-11-24T15:16:07Z-
dc.date.available2020-11-24T15:16:07Z-
dc.date.issued2018-06-01
dc.identifier.citationGOULART, Jonatan Vinicius. A utilização de recursos midiáticos no processo de aprendizagem de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21125-
dc.description.abstractThis work tries to address the importance of Media Resources in teaching science só that learning can be renewed. It is important to emphasize that the idea of alternative didactic resources does not pretend to be the solution to the numerous problems that pervade the teaching and learning of sciences today. Likewise, it does not mean to dispense with the laboratory, but rather to fail to perceive it as the only source that has the resources for teaching. The objective of the project is to capture the positives and negatives in the use of Media Resources used in the classroom, through qualitative and quantitative research, and also comparing two classes on the same content: a totally traditional expository class and another allied to Technologies of Communication and Information – TICs for students of the public school system. It is verified that the students when motivated by something different demonstrate greater interest in the class and, therefore, awakens to the playful and the participation of this in the acquisition of knowledge. It has been found that traditional methodology is of paramount importance to the teaching process. However, the methodology allied with technologies significantly broadens the results obtained. Therefore, it is important for the teacher to use both methodologies, since allies can cover almost totally the need to fill the gaps in the students’ minds making them become part of the teaching-learning process as thinkers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleA utilização de recursos midiáticos no processo de aprendizagem de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of media resources in the science learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tenta abordar a importância dos Recursos Midiáticos no ensino de Ciências para que a aprendizagem possa ser renovada. É importante ressaltar que a ideia de recursos didáticos alternativos não pretende ser a solução para os inúmeros problemas que perpassam o ensino e a aprendizagem de ciências na atualidade. Do mesmo modo, não significa dispensar o laboratório, mas sim deixar de percebê-lo como a única fonte que dispõe de recursos para o ensino. O objetivo do projeto é captar os pontos positivos e negativos no uso de Recursos Midiáticos utilizados em sala, por meio de pesquisas qualitativa e quantitativa, e também comparando duas aulas sobre o mesmo conteúdo: uma aula expositiva, totalmente tradicional, e outra aliada as Tecnologias de Comunicação e Informação – TICs para alunos da rede pública de ensino. É constatado que os alunos quando motivados por algo diferente demonstram maior interesse na aula e, logo, se desperta ao lúdico e a participação deste na aquisição do conhecimento. Detectou-se que a metodologia tradicional é de suma importância para o processo de ensinamento. Porém, a metodologia aliada às tecnologias amplia de forma significativamente os resultados obtidos. Logo, é importante que o professor utilize as duas metodologias, pois aliados podem abranger quase que totalmente a necessidade de preencher as lacunas na mente dos alunos fazendo com que eles se tornem parte do processo de ensinoaprendizagem como pensadores.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Magalhães, Vanderlei Leopold
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça
dc.contributor.referee3Gómez, Magela Reny Fonticiella
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursosmidiaticosaprendizagemciencia.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.