Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWomer, Rute
dc.date.accessioned2020-11-24T15:12:58Z-
dc.date.available2020-11-24T15:12:58Z-
dc.date.issued2014-12-12
dc.identifier.citationWOMER, Rute. A Importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologia. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21112-
dc.description.abstractThis work was subject verify the methodologies used by Chemistry teachers and Biology classes in their practices and techniques which promote greater interest and student learning. Thus, this research was conducted at the Federal Technological University of Paraná, Campus Medianeira, PR, with the participation of teachers of Chemistry and Biology of Technical Education Integrated Intermediate Level. To collect the data we applied an individual questionnaire with objective and essay questions. For the analysis of the questions related to role and the importance of experimentation in teaching and learning were used three categories of classification: epistemological, cognitive nature and bike-vocational nature. The survey results revealed that the teachers of the integrated mid-level technical education seek associate experimentation to situations of the student's daily life, which characterizes the chain posture vocational education where experimental activities are considered auxiliary in the wake curiosity and interest the study of curriculum content. Among the techniques that promote greater interest and student learning in experimental studies are also bike-vocational nature, where the student seeks to overcome the illustration and proof of theories that do not favor the construction of knowledge and is dedicated to problem-based the experimental work. Therefore, these data come strengthen the assumption that students are influenced by the views of their teachers, and it is necessary that the educator has a clear pedagogical concept, which enables the student to knowledge building.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleA importância das aulas práticas para o ensino e a aprendizagem de química e biologiapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática verificar as metodologias utilizadas pelos professores de Química e de Biologia em suas aulas práticas e, quais técnicas promovem o maior interesse e a aprendizagem dos alunos. Assim, a presente pesquisa foi realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Medianeira, PR, com a participação de professores de Química e Biologia do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário individual composto por questões objetivas e dissertativas. Para a análise das perguntas relacionadas a função e a importância da experimentação no ensino e aprendizagem foram utilizadas três categorias de classificação: cunho epistemológico, cunho cognitivo e cunho moto-vocacional. Os resultados da pesquisa revelaram que os professores do ensino técnico de nível médio integrado buscam associar a experimentação às situações do cotidiano do aluno, o que caracteriza a postura moto-vocacional de ensino onde as atividades experimentais são consideradas auxiliares no despertar da curiosidade e do interesse pelo estudo dos conteúdos curriculares. Dentre as técnicas que promovem maior interesse e aprendizagem dos alunos em trabalhos experimentais também estão as de cunho moto-vocacional, onde o educando busca a superação da ilustração e da comprovação de teorias que não favorecem a construção do conhecimento e se dedica à problematização como base do trabalho experimental. Portanto, esses dados vêm fortalecer o pressuposto de que alunos são influenciados pelas concepções de seus professores, e que é necessário que o educador tenha uma concepção pedagógica clara, e que possibilite ao aluno a construção do conhecimento.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.contributor.referee1Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto de
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_107.pdf555,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.