Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21069
Título: | Unindo a informática à aula de história |
Autor(es): | Teluski, Marcela Lúcia Ferreira |
Orientador(es): | Wrasse, Carlos Laercio |
Palavras-chave: | Tecnologia e crianças Comunicação e tecnologia Pesquisa histórica Technology and children Communication and technology History - Research |
Data do documento: | 9-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | TELUSKI, Marcela Lúcia Ferreira. Unindo a informática à aula de história. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Esta monografia configurou-se pelo estudo da possibilidade de união da informática ao ensino da disciplina de História, no contexto do Colégio X, para as a turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A investigação pautou-se na realização de uma entrevista verbal com a professora da matéria e na observação das aulas no laboratório de informática, averiguando como atividades de pesquisa na área de História eram veiculadas pela docente e realizadas pelos estudantes. Esta pesquisa objetivou verificar se havia um uso elementar das tecnologias de informação neste contexto de ensino e se os computadores caracterizavam-se como ferramenta pedagógica efetiva para a aprendizagem, o que era, na realidade, o objetivo desta análise. No entanto, conclui-se que, infelizmente, a informática tem sido usada de forma ainda acessória no ensino de História, em função de problemas como os aspectos socioeconômicos dos alunos, a falta de preparo dos professores e da equipe pedagógica e a falta de manutenção e número adequado de computadores no laboratório. Esta monografia foi oportuna ainda, pois, pela recorrência à bibliografia para a estruturação da parte teórica, observou-se o restrito arcabouço literário de práticas reais sobre como integrar informática ao ensino de História. Isto demanda a necessidade do empreendimento, por áreas como a de Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, de iniciativas desta natureza, o que auxiliaria a formação de professores e o processo de ensino-aprendizagem, de modo geral. Para a concepção desta monografia recorreu-se aos estudos de teóricos como Kincheloe (1997), Lucena e Fuks (2000), Moura (2009) e outros. |
Abstract: | This paper set up by studying the possibility of joining the computer to the teaching of the discipline of history in the context of Colégio X, for the classes of 6th and 7th grade of elementary school. The investigation guided in making a verbal interview with the teacher of matter and observation of classes in the computer lab, checking how the research activities in the history area were carried by the teacher and realized by students. This study aimed to verify if there was an elementary use of information technologies in the teaching context and that the computers were characterized as an effective pedagogical tool for learning, which was, in fact, the purpose of this analysis. However, it is concluded that, unfortunately, the computer has been used even incidental manner in the teaching of history, due to problems such as the socioeconomic aspects of the students, the lack of preparation of teachers and the teaching staff and the lack of maintenance and appropriate number of computers in the laboratory. This monograph was also timely because, by recurring to the bibliography for structuring the theoretical part, there was restricted literary framework of actual practices on how to integrate information technology to teaching history. This requires the need of the enterprise, for areas such as Systems Development, for example, initiatives of this nature, which would have facilitated the training of teachers and the process of teaching and learning in general. For the design of this monograph was by reference to theoretical studies as Kincheloe (1997), Lucena and Fuks (2000), Moura (2009) and others. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21069 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2014_84.pdf | 520,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.