Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lyne Claide Menezes dos
dc.date.accessioned2020-11-24T15:02:40Z-
dc.date.available2020-11-24T15:02:40Z-
dc.date.issued2014-12-09
dc.identifier.citationSANTOS, Lyne Claide Menezes dos. O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21067-
dc.description.abstractThe media are tools to support teaching and learning process and the reading taken through these tools are present in the current school context. In referring to the education sector, the media have always been present in education, however, often suffered some resistance in relation to its application in the school context. Thus, this work has as its theme the newspaper's use in the classroom as teaching practice tool for encouraging reading in elementary school I. The methodology includes a qualitative research studies whose base is literature on the newspaper's use in the room class research and field data collected from a closed questionnaire to verify the behavior of students with regard to reading the printed newspaper and online. As a result of the research showed that the newspaper reading print or online, for most students surveyed occurs exclusively in the classroom and a few times a year, making it the newspaper is little used as a teaching resource.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação de massa e educaçãopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectMass media and educationpt_BR
dc.subjectReading promotionpt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.titleO uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoOs meios de comunicação são ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem e a leitura feita através destas ferramentas se fazem presentes no contexto escolar atual. No que se referem à área educacional, as mídias sempre estiveram presentes na educação, porém, não raras vezes, sofreu certa resistência, em relação a sua aplicação no contexto escolar. Desta forma, este trabalho tem como temática o uso do jornal em sala de aula como ferramenta prática pedagógica para o incentivo à leitura no Ensino Fundamental I. A metodologia engloba uma pesquisa qualitativa cuja base de estudos é bibliográfica sobre o uso do jornal na sala de aula e pesquisa de campo com dados coletados a partir de um questionário fechado para verificação do comportamento dos alunos com relação à leitura do jornal impresso e online. Como resultado da pesquisa observou-se que a leitura de jornal impresso ou online, para a maioria dos alunos pesquisados ocorre exclusivamente em sala de aula e algumas vezes ao ano, sendo assim o jornal é pouco utilizado como um recurso pedagógico.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Rovaris, Nelci Aparecida Zanette
dc.contributor.referee1Rovaris, Nelci Aparecida Zanette
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Rovaris, Nelci Aparecida Zanette
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_83.pdf312,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.