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dc.creatorGuido, Maria Nilce Cavalcante
dc.date.accessioned2020-11-24T15:01:59Z-
dc.date.available2020-11-24T15:01:59Z-
dc.date.issued2014-12-10
dc.identifier.citationGUIDO, Maria Nilce Cavalcante. O processo de inclusão do aluno surdo no contexto da educação regular. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) –Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21064-
dc.description.abstractThe present research had as its theme The inclusion process Deaf Student Education in the Context of regular order as to check how does the process of inclusion of these students in schools for regular education. This process necessarily involves knowledge of the Brazilian Sign Language - POUNDS, which is opening avenues for deaf people are respected and integrate the environment in which they live and especially at school. There is a need to broaden and deepen the discussion about inclusion and permanence of the deaf students in the school environment, as guaranteed by law but still run into problems, possibly due to the difficulty of the vast majority of schools the teachers do not know the language in POUNDS .The objective of this work is then to investigate how the inclusive education policy and its implementation process have been perceived and implemented by teachers, school and school community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectBrazilian sign languagept_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectInclusive education
dc.titleO processo de inclusão do aluno surdo no contexto da educação regularpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como temática O processo de inclusão do Aluno Surdo no Contexto da Educação regular como intuito de verificar como acontece o processo de inclusão desses alunos nas instituições escolares de ensino regular. Tal processo passa necessariamente pelo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a qual vem abrindo caminhos para que as pessoas surdas sejam respeitadas e se integrem ao meio em que vivem e principalmente na escola. Há uma necessidade de ampliar e aprofundar a discussão a respeito de inclusão e permanência alunos dos surdos no ambiente escolar, pois embora garantidos por lei, ainda passam por problemas , possivelmente pela dificuldade de à grande maioria das escolas os professores não conhecerem a linguagem em LIBRAS.O objetivo deste trabalho é, então, investigar como a política de educação inclusiva e o seu processo de implementação têm sido percebidos e colocados em prática por professores, escola e comunidade escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Valentin, Silvana Mendonça Lopes
dc.contributor.referee1Valentin, Silvana Mendonça Lopes
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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