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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21063
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pasqualotto, Lourdes da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:01:46Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:01:46Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-25 | |
dc.identifier.citation | PASQUALOTTO, Lourdes da Silva. A mídia cinematográfica como ferramenta pedagógica. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21063 | - |
dc.description.abstract | This work is the result of bibliographic research in a cinematographic media and its contribution to the processes of teaching and learning. Based on a survey performed with teachers of specific subjects of the Training Course for Teachers in high school level, of a paranaense public school, we tried to find the frequency, way of using and the importance given by them to this teaching resource. In order to investigate the role of cinematographic media as a pedagogical tool, the bibliographic research involved the theoretical basis of researchers on the topic. For understanding the processes of teaching and learning, when mediated through cinematic media, we used the assumptions of the Historic-Cultural theory of Vygotsky, which also underlies the methodological concept adopted in the Educational Establishment in which the survey was conducted. Suggested movies are also provided with relevant comments and activities so that the educators and academics may have, from this, reference on the topic. Thus, this work is relevant to point how the film media is used in classrooms, understanding it as a significant resource that helps the teacher to explain and complement the content in the various subjects of specific training courses for teachers. The fascination of the students in relation to new technologies in education, especially films, have helped to optimize the processes of teaching and learning, by representing something appealing to them. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and learning | pt_BR |
dc.subject | Creative activities and seat work | pt_BR |
dc.subject | Motor learning | pt_BR |
dc.title | A mídia cinematográfica como ferramenta pedagógica | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica sobre a mídia cinematográfica e sua contribuição para os processos de ensino e aprendizagem. Com base em questionário realizado com professores das disciplinas específicas do Curso de Formação de Docentes, em nível médio, de uma escola pública paranaense, buscou-se constatar a frequência, forma de utilização e a importância dada pelos mesmos a este recurso pedagógico. No intuito de investigar a contribuição da mídia cinematográfica como ferramenta pedagógica, a pesquisa bibliográfica contou com o aporte teórico de pesquisadores sobre o tema. Para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem,quando mediados pelas mídias cinematográficas, utilizou-se os pressupostos da teoria Histórico-Cultural de Vygotsky que também embasa a concepção metodológica adotada no Estabelecimento de Ensino no qual o questionário foi realizado. Sugestões de filmes também estão disponibilizadas com comentários pertinentes e com indicação de algumas atividades, para que os educadores e acadêmicos possam ter, a partir deste, referencial de consulta sobre o tema. Assim, o presente justificou-se pela relevância em pontuar como ocorre a utilização da mídia cinematográfica em sala de aula, entendendo-a como um recurso significativo que auxilia o professor na explicação e complementação ao conteúdo, nas diversas disciplinas específicas do curso de formação de docentes. O fascínio dos estudantes em relação às novas tecnologias em educação, em especial os filmes, tem auxiliado a otimização dos processos de ensino e aprendizagem, por representar algo atraente para estes. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | |
dc.contributor.referee1 | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Cidmar Ortiz dos | |
dc.contributor.referee3 | Martins, Simone Maria | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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