Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jocilene Terezinha Velasco da | |
dc.creator | Debald, Blasius Silvano | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:01:07Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-03 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Jocilene Velasco; DEBALD, Blasius Silvano. A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21060 | - |
dc.description | Trabalho apresentado no IV Congresso Internacional de Educação | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Professores - Eficiência | pt_BR |
dc.subject | Eficácia no ensino | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Teacher effectiveness | pt_BR |
dc.subject | Effective teaching | pt_BR |
dc.subject | Educational planning | pt_BR |
dc.title | A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A finalidade da pesquisa foi analisar a função desempenhada pelos docentes na Educação Infantil, a partir do cotidiano e as atividades desenvolvidas em um Centro Municipal de Educação Infantil do extremo Oeste do Paraná. A função docente na Educação Infantil tem sua pertinência quando se analisa o discurso e a prática dos docentes, como também, a teoria e o praticado nas instituições. Para a realização da pesquisa foi necessário além de formação teórica, vivência e reflexões sobre a organização e o cotidiano da Educação Infantil. A pesquisa se desenvolveu por meio da observação direta das atividades do grupo estudado, e de entrevista com os profissionais no intuito de captar o que ocorre no grupo. A Educação Infantil no âmbito educacional obteve inúmeros avanços. Do assistencialismo ao atendimento não adequado, passou a ser amparada por lei e reconhecida como primeira etapa da Educação Básica. Nesse contexto averiguaram-se as condições que os docentes realizam suas funções no espaço educacional e o reconhecimento dos mesmos na figura de docente no exercício efetivo de suas práticas diárias. Na contemporaneidade o professor tem assumido cada vez mais responsabilidades que não são pertinentes a sua função e acabam culminando em um distanciamento entre o ideal almejado pela profissão, levando a precarização da sua função. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Ivone Teresinha Carletto | |
dc.contributor.referee1 | Lima, Ivone Teresinha Carletto | |
dc.contributor.referee2 | Lima, Ivone Teresinha Carletto | |
dc.contributor.referee3 | Lima, Ivone Teresinha Carletto | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2014_65.pdf | 159,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.