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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jocilene Terezinha Velasco da
dc.creatorDebald, Blasius Silvano
dc.date.accessioned2020-11-24T15:01:07Z-
dc.date.available2020-11-24T15:01:07Z-
dc.date.issued2014-10-03
dc.identifier.citationSILVA, Jocilene Velasco; DEBALD, Blasius Silvano. A função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paraná. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21060-
dc.descriptionTrabalho apresentado no IV Congresso Internacional de Educaçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Eficiênciapt_BR
dc.subjectEficácia no ensinopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectTeacher effectivenesspt_BR
dc.subjectEffective teachingpt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.titleA função docente na educação infantil: um estudo de caso em um centro municipal de educação infantil do extremo oeste do Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA finalidade da pesquisa foi analisar a função desempenhada pelos docentes na Educação Infantil, a partir do cotidiano e as atividades desenvolvidas em um Centro Municipal de Educação Infantil do extremo Oeste do Paraná. A função docente na Educação Infantil tem sua pertinência quando se analisa o discurso e a prática dos docentes, como também, a teoria e o praticado nas instituições. Para a realização da pesquisa foi necessário além de formação teórica, vivência e reflexões sobre a organização e o cotidiano da Educação Infantil. A pesquisa se desenvolveu por meio da observação direta das atividades do grupo estudado, e de entrevista com os profissionais no intuito de captar o que ocorre no grupo. A Educação Infantil no âmbito educacional obteve inúmeros avanços. Do assistencialismo ao atendimento não adequado, passou a ser amparada por lei e reconhecida como primeira etapa da Educação Básica. Nesse contexto averiguaram-se as condições que os docentes realizam suas funções no espaço educacional e o reconhecimento dos mesmos na figura de docente no exercício efetivo de suas práticas diárias. Na contemporaneidade o professor tem assumido cada vez mais responsabilidades que não são pertinentes a sua função e acabam culminando em um distanciamento entre o ideal almejado pela profissão, levando a precarização da sua função.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee3Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

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