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dc.creatorSantos, Edno Mariano dos
dc.date.accessioned2020-11-24T14:56:27Z-
dc.date.available2020-11-24T14:56:27Z-
dc.date.issued2014-10-10
dc.identifier.citationSANTOS, Edno Mariano dos. A cola escolar nas representações sociais: desconstruindo paradigmas. 2014. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21038-
dc.description.abstractThis work had as theme: The COLA IN SCHOOL SOCIAL REPRESENTATIONS: Deconstructing Paradigms, addressed the historical trajectory of the use of glue in the classroom, we subsidize these studies the works of author expert in this subject MARY RANGEL, conducted a survey of qualitative and quantitative nature without statistical treatment, to observe the behavior of students towards the use of "glue", identifying their perceptions as to its use as a transgressed act and unlawful, also we clarifyopinions and punitive actions used by teachers and students by the institution education, identifying punitive methods are employed to students who make use of "glue" to benefit at the time of written evaluations. Promoted by proposing specific trials to break paradigms encouraging the teacher (a) transforming the production process of "glue", a new strategy for teaching and learning, which was partially approved by students and teachers, showing that using this method with time and yes adaptations can configure an innovative way to promote moments of production and socialization of knowledge, stimulating research and the possibility of this method is set on a new research instrument and promoter of scientific autonomy of the student. But this work aims to demystify the use of "glue", breaking their paradigms and conceptually decriminalizing it making it a driving of creativity for new educational initiatives, bringing, possibility of integration and interaction between the content and the teaching relationship and students, being more of a direction to be taken in the way ofcitizenship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectPsicologia de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectLearning, psychology ofpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleA cola escolar nas representações sociais: desconstruindo paradigmaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática: A COLA ESCOLAR NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: DESCONSTRUINDO PARADIGMAS, abordamos a trajetória histórica do uso da cola na sala de aula, subsidiamos estes estudos nas obras da autora especialista neste tema MARY RANGEL, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo-quantitativo, sem tratamento estatístico, para observar o comportamento dos estudantes frente ao uso da “cola”, identificando suas percepções quanto ao seu uso como um ato transgressor e ilícito, descortinamos também as opiniões e as ações punitivas empregadas aos estudantes pelos docentes e pela instituição de ensino, identificando quais métodos punitivos são empregados aos alunos que fazem uso da “cola” para se beneficiar no momento das avaliações escritas. Promovemos através de propostas de experimentações específicas a quebra de paradigmas incentivando o professor(a) a transformar o processo de produção de “cola’, numa nova estratégia de ensino e aprendizagem, o que parcialmente foi aprovado por estudantes e docentes, evidenciando que usando este método com o tempo e adaptações poderá sim se configurar uma inovadora forma de promover momentos de produção, socialização e construção do conhecimento, estimulando a pesquisa e a possibilidade deste método se configurar em uma novo instrumento de pesquisa e promotor da autonomia científica do estudante. Porém este trabalho objetiva desmistificar o uso da “cola”, quebrando seus paradigmas e conceitualmente descriminalizá-la tornando-a uma dinamizadora de criatividades para novas ações educativas, trazendo a, possibilidade de integração e interação entre os conteúdos e a relação docente e estudantes, sendo mais uma direção a ser tomada no caminho do exercício da cidadania.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria de Fátima Menegazzo
dc.contributor.referee2Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee3Não consta
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e técnicas de ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
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