Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21015
Título: Disciplina no contexto escolar: uma ferramenta para o ensino
Autor(es): Silva, Milena Costa da
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Disciplina escolar
Aprendizagem
Rendimento escolar
School discipline
Learning
Academic achievement
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Milena Costa da. Disciplina no contexto escolar: uma ferramenta para o ensino. 2012. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Esta pesquisa busca momentos de estudo, reflexão e crítica acerca da temática disciplina e indisciplina no contexto escolar, que envolve o ensino e a aprendizagem. Visto que a indisciplina tem sido fortalecida nas últimas décadas nas escolas brasileiras, prejudicando a qualidade de ensino. Assim foi conduzida a construção de uma pesquisa estruturada sobre o seguinte questionamento: Como a disciplina pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental? Objetiva-se com este estudo examinar o aporte teórico sobre a importância da disciplina para o processo de ensino e aprendizagem. Acredita-se que a construção desta pesquisa é fundamental para uma educação melhor. A revisão de literatura que este trabalho está pautado se dividida em três momentos, nos quais busca-se respostas para a questão que desestrutura a educação. Num primeiro momento conceitua-se disciplina, indisciplina, bem como a relação existente entre as mesmas, com o objetivo de uma melhor compreensão sobre o assunto proposto, para mais tarde melhorar as estratégias de ensino. Em seguida, busca compreender melhor as causas da indisciplina e sua relação com o processo de ensino. Objetiva-se, refletir sobre os caminhos percorridos, aperfeiçoando, num outro momento, os mesmos. O último momento busca reunir proposta dos estudiosos para amenizar essa questão, que desestrutura a educação com o objetivo de ajudar o educador no aprimoramento de suas estratégias de ensino. Acredita-se que estudos como este podem ajudar a amenizar a indisciplina no processo ensino e aprendizagem.
Abstract: This research seeks moments of study, reflection and critical analysis of the thematics discipline and indiscipline in the school context, which involves teaching and learning. Since indiscipline has been strengthened in recent decades in Brazilian schools, undermining the quality of education. So was led to the construction of a structured research on the question: How discipline can influence the process of teaching and learning in elementary education? The objective of this study was to examine the theoretical basis of the importance of discipline to the process of teaching and learning. It is believed that the construction of this research is key to a better education. The literature review that guides this work is divided into three moments in which searches for answers to the question that disrupts education. Initially conceptualized discipline, indiscipline and the grating between them, with the goal of a betther understanding of the subject proposed, later to improve teaching strategies. Then seeks to understand better the causes of indiscipline and its relationship to the teaching process. It aims to reflect on the paths taken, perfecting, another time the same. The last time, the proposal seeks to bring together scholars to mitigate this issue, which disrupts education in order to help the educator in improving their teaching strategies. It is believed that studies like this can help alleviate the indiscipline in the teaching and learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21015
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_17.pdf196,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.