Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20999
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bandoch, Gilberto Alves | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:48:41Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:48:41Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-15 | |
dc.identifier.citation | BANDOCH, Gilberto Alves. Análise da prática de utilização do laboratório de informática Paraná Digital, no ensino médio. 2012. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20999 | - |
dc.description.abstract | This work have like themed the use of the computer, free softwares and internet in the high school in the discipline of mathematics. With the insertion of technology in our society the computer began to make part of our daily life inclusive in the school environment. This research brings a brief historical survey on the use of computers in education in Brazil, specifying the State of Paraná with the Paraná Digital program, the software and the internet, as well as the process of implementation of the program in the College Estadual of Assis Chateaubriand. Also include in analysis on the use of the laboratory for both the preparation of lessons and how much the work with the student itself, in addition to data on the training of teachers in relation to softwares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Software livre | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Free computer software | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Análise da prática de utilização do laboratório de informática Paraná Digital, no ensino médio | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática o uso do computador, softwares livres e internet na disciplina de matemática do Ensino Médio. Com a inserção das tecnologias em nossa sociedade, o computador começou a fazer parte do nosso cotidiano inclusive no ambiente escolar. Esta pesquisa traz um breve levantamento histórico sobre o uso do computador na educação no Brasil, especificando o Estado do Paraná com o programa Paraná Digital, os softwares e a internet, bem como o processo de implantação do programa no Colégio Estadual de Assis Chateaubriand. Consta também análise sobre o uso do laboratório tanto para a preparação das aulas e quanto o trabalho com o aluno em si, além de dados sobre a capacitação dos professores em relação aos softwares. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Lucas da Silva | |
dc.subject.cnpq | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2012_07.pdf | 614,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.