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dc.creatorCarvalho, Adélia Honório de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:48:19Z-
dc.date.available2020-11-24T14:48:19Z-
dc.date.issued2013-04-09
dc.identifier.citationCARVALHO, Adélia Honório de. A evolução histórica da educação a distância no Brasil: avanços e retrocessos. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20997-
dc.description.abstractThis study aims to discuss the evolution history of distance education based on the analysis of historical aspects and projects in EAD in the country. We sought to demonstrate that the distance education and classroom teaching are two forms of the same function which is to educate and that education can be quality or not, regardless of the form, level or mode in which it develops. From the observation of publications on the history of education in the country by several authors, especially the history of distance learning in Brazil, discourse about some initiatives that enabled the conditions for the functioning of EAD, before and after the Law of Guidelines and Bases No. 9394 / 96, as well as the current status of distance education in Brazil, emphasizing the limits and the possibilities offered by this type of education in our country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Legislaçãopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectEducation - Historypt_BR
dc.subjectDistance education - Law and legislationpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.titleA evolução histórica da educação a distância no Brasil: avanços e retrocessospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo discutir a evolução história da educação à distância (EAD) a partir da análise de aspectos históricos e de projetos em EAD no país. Buscou-se demonstrar que a Educação a Distância e o ensino presencial constituem duas modalidades de uma mesma função que é a educar e que a educação pode ser de qualidade ou não, independentemente de forma, nível ou modalidade em que se desenvolve. A partir da observação de publicações sobre a história da educação no país de diversos autores, principalmente o histórico da EAD no Brasil, discorremos sobre algumas iniciativas que viabilizaram condições para o funcionamento da EAD, anteriores e posteriores a lei de Diretrizes e Bases Nº 9394/96, assim como a situação atual da educação à distância no Brasil, enfatizando os limites e as possibilidades propiciadas por essa modalidade de ensino no nosso país. Observou-se através das referências que muitas mudanças ocorreram dentro do Ensino a Distância e todas em ritmo muito acelerado, assim como verificou-se que as diversas tecnologias de comunicação e informação atualmente foram inseridas no contexto educacional tornando-se ferramentas importantíssimas para a comunidade educacional.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Gasparin, Priscila Pigatto
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

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