Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Vitor Marques
dc.date.accessioned2020-11-24T14:44:08Z-
dc.date.available2020-11-24T14:44:08Z-
dc.date.issued2013-12-14
dc.identifier.citationPEREIRA, Vitor Marques. Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20975-
dc.description.abstractThis work had as main theme theory the Meaningful Learning of David Paul Ausubel, released in Brazil by Marco Antonio Moreira. From it, a teaching methodology is systematized, where emphasized an attitude of always active the students of a Full Degree in Sciences, Universidade Estadual de Maringá, in the disciplines of Física Geral I and Física Experimental I. The results showed, with emphasis, attitudinal deficiencies academics who may, as suggested, have originated in passivity required of these over traditional teaching. In this teaching, according to the literature, it has been the transmission of information through lectures, the almost total absence of experimental activities, the acquisition of knowledge disconnected from everyday life, too much emphasis on solving algebraic, one physics that presents itself as a science, compartmentalized, segmented, finished, ready and unchanging, among several other features which corroborate the results obtained.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectConstructivism (Education)pt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titlePesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática principal a teoria, construtivista, da Aprendizagem Significativa de Paul David Ausubel, divulgada no Brasil por Marco Antônio Moreira. A partir dela, sistematizou-se uma metodologia de ensino que priorizou uma postura sempre ativa dos acadêmicos de um curso de Licenciatura Plena em Ciências, da Universidade Estadual de Maringá, nas disciplinas de Física Geral I e Física Experimental I. Os resultados apontaram, com ênfase, as deficiências atitudinais dos acadêmicos, que podem, como se sugerimos, ter origem na passividade exigida destes ao longo do ensino tradicional. Neste ensino, de acordo com a literatura, tem se a transmissão de informações através de aulas expositivas, a quase total ausência de atividades experimentais, a aquisição de conhecimentos desvinculados do cotidiano, demasiada ênfase na resolução de exercícios memorísticos/algébricos, uma Física que se apresenta como uma ciência, compartimentalizada, segmentada, acabada, pronta e imutável, entre diversas outras características que corroboram com os resultados obtidos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sehn, Elizandra
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_83.pdf723,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.