Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ivanir Gomes da
dc.date.accessioned2020-11-24T14:40:08Z-
dc.date.available2020-11-24T14:40:08Z-
dc.date.issued2012-11-23
dc.identifier.citationSILVA, Ivanir Gomes da. Os desafios da escolarização da criança com deficiência na pré-escola. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20952-
dc.description.abstractThis theoretical work and research aimed at working with the theme of pre-school education of children with disabilities, identifyng the historical characteristics that permeate this process both kindergarten and educational background of childrean with disabilities so that could analyze these reflections today. In this sense, it becomes necessary to make a brief analysis of the conditions of life and study these subjects. Later, raise the present possibilities, approaches and pedagogical practices needed to develop an inclusion that the teaching/learning of the child still in the early years oh life-preschol.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCrianças com deficiências do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEnsino pré-escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDevelopmentally disabled childrenpt_BR
dc.subjectPreschool teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleOs desafios da escolarização da criança com deficiência na pré-escolapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teórico e de pesquisa objetivou trabalhar com o tema da escolarização pré-escolar da criança com deficiência, identificando as características históricas que permeiam esse processo tanto na Educação Infantil como o histórico educacional da criança com deficiência para que pudéssemos analisar esses reflexos na atualidade. Neste sentido, torna-se necessário que façamos uma breve analise das condições de vida e de estudo desses sujeitos. Posteriormente, levantaremos as possibilidades presentes, as abordagens e práticas pedagógicas necessárias para uma inclusão que desenvolva de fato o ensino/aprendizagem dessa criança ainda nos primeiros anos de vida – a pré-escola.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_11.pdf195,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.