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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Siqueira, Edivaldo Alves | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:39:48Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:39:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-30 | |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Edivaldo Alves. A Lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20950 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural | pt_BR |
dc.subject | Civilização - História | pt_BR |
dc.subject | Índios - Usos e costumes | pt_BR |
dc.subject | Multicultural education | pt_BR |
dc.subject | Civilization - History | pt_BR |
dc.subject | Indians - Social life and customs | pt_BR |
dc.title | A Lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de implementação da lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Desta forma, o presente artigo propõe analisar como é trabalhada a temática no projeto ppp e na ppc de história das escolas municipais de umuarama especificamente à questão indígena. A metodologia constitui-se de pesquisa documental, na análise documental do ppp e ppc para ensino de história do 4º e 5º ano relativo ao 2º ciclo do ensino fundamental. Após a leitura e análise dos documentos, a saber: apresentação do ppp; abordagem dos conteúdos da ppc; objetivos; metodologia e avaliação; após realizar a análise verificou-se além de poucas contribuições no que diz respeito à lei 11.645/08 especificamente ao ensino da história e cultura indígena abrangendo a educação das relações étnico-raciais com vistas a combater o preconceito racial, a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças, também se constataram a padronização e semelhança entre as escolas de seu ppc. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sehn, Elizandra | |
dc.contributor.referee1 | Sehn, Elizandra | |
dc.contributor.referee2 | Sehn, Elizandra | |
dc.contributor.referee3 | Sehn, Elizandra | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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