Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNigre, Alexandra Alves dos Santos
dc.date.accessioned2020-11-24T14:37:08Z-
dc.date.available2020-11-24T14:37:08Z-
dc.date.issued2012-11-23
dc.identifier.citationNIGRE, Alexandra Alves dos Santos. Literatura infantil: arte que nutre a leitura, imaginação e criatividade. 2012. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20934-
dc.description.abstractThe subject of this paper is about "Children's Literature: art that nurtures reading, imagination and creativity," a research focusing the challenges of two projects performed in two local schools of Foz do Iguaçu city. It´s a proposal about the insertion of children's literature, seen as art, and its involvement with the artistic languages of theater and music in the elementary school. A study that presents significant practices strategies in the children's literature area, showing respect and appreciation for the literature art, therefore the records submitted are beyond of the small text, summaries, repetitive quizzes, small staging known by heart, music during the break, on commemorative dates and celebrations. Nowadays the relation between literary art, theater and music in the childhood is lagged, not because students do not like to read, sing and act, they turn on the TV, connect the games in the internet, dramatize, sing and dance all the time, however they are in touch with scenes and songs of the hits parades with themes unsuitable for children. Thus the projects "Making theater with literature" and " Singing stories" songs that tell stories, sing and enchant" take place with good quality proposals, because the importance of children's literature role and the artistic languages of theater and music in the children’s education need to be faced and worked with respect, they are expressions of art, that allow the reflection, socialization and transformation, rescuing the culture, expressing creativity, combining the cognitive aspect to the emotional, telling stories, singing the emotions and enchanting audiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.titleLiteratura infantil: arte que nutre a leitura, imaginação e criatividadept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática “Literatura Infantil: arte que nutre a leitura, imaginação e criatividade”, uma pesquisa com foco nos desafios de dois projetos desenvolvidos em duas escolas municipais da cidade de Foz do Iguaçu. Uma proposta frente à inserção da literatura infantil encarada como arte, e seu envolvimento com as linguagens artísticas do teatro e da música na escola do ensino fundamentos dos anos iniciais. Um estudo que apresenta estratégias de práticas significativas no campo da literatura infantil, apresentando respeito e apreciação pela arte da literatura, pois os registros apresentados vão além de pequenos textos, resumos, questionários repetitivos, pequenas encenações decoradas, música no recreio, nas datas comemorativas e festividades. Hoje a relação da arte literária, teatral e musical na fase infantil está defasada, não porque os alunos não gostam de ler, teatrar e cantar, eles ligam a TV, se conectam nos games, na net, dramatizam, dançam e cantam o tempo todo, porém, estão em contato com cenas e músicas das paradas de sucesso com temas impróprios para crianças. Assim os projetos “Teatrando com Literatura” e “Cantando Histórias: música que conta, canta e encanta” entram em ação com propostas de qualidade, pois a importância do papel da literatura infantil e as linguagens artísticas do teatro e da música na formação da criança precisam ser encaradas e trabalhadas com respeito, são expressões de arte que permitem a reflexão, socialização e transformação, resgatando a cultura, expressando criatividade, unindo o aspecto cognitivo ao afetivo, contando histórias, cantando as emoções e encantando plateias.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_01.pdf5,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.