Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Aloma Larisse de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:34:07Z-
dc.date.available2020-11-24T14:34:07Z-
dc.date.issued2014-10-18
dc.identifier.citationFARIAS, Aloma Larisse de. O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20915-
dc.description.abstractThe study aims to discuss the concept of literacy in terms of literacy through the genres in the classroom, addressing strategies for the selection and use of texts in literacy classes, considering the proficient teaching. Thus justifies the thematic understanding that the contact with the different genres sustain favorable to the construction of these skills strategies. The northern research is the current debate about levels of student understanding in relation to the text that are insufficient. The research model used was the literature research, which consists of the discussion of the diversity of genres as an endless source of possibilities for activities, as each ball behaves repertoire of genre of discourse that will be expanding and differentiating as the sphere itself develops and becomes more complex. Thus the work in the classroom that takes into account issues about planning to work with literacy in order to accommodate the different axes of the teaching of Portuguese language through gender tales is what the study proposes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectTipologia (Psicologia) na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectTypology (Psychology) in literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.titleO conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramentopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo realizado visou discutir a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento por meio dos gêneros textuais em sala de aula, abordando estratégias para a seleção e utilização dos textos em turmas de alfabetização, tendo em vista o ensino proficiente. Justifica-se assim a temática por entender que o contato com os diferentes gêneros sustentarão estratégias favoráveis à construção dessas competências. O norte da pesquisa é o debate atual sobre os níveis de compreensão dos alunos em relação ao texto que são insuficientes. O modelo de pesquisa adotado foi o estudo bibliográfico, que consiste na discussão sobre a diversidade dos gêneros como fonte inesgotável de possibilidades de atividades, pois cada esfera comporta repertório de gênero do discurso que vai se diferenciando e se ampliando à medida que a própria esfera se desenvolve e torna-se mais complexa. Dessa forma o trabalho em sala de aula que leva em conta questões sobre como planejar o trabalho com a alfabetização de forma a contemplar os diferentes eixos do ensino da língua portuguesa por meio do gênero contos é o que se propôs nesse estudo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_5.pdf288,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.