Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Thiago Benitez de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:29:42Z-
dc.date.available2020-11-24T14:29:42Z-
dc.date.issued2013-04-04
dc.identifier.citationMELO, Thiago Benitez de. Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20886-
dc.description.abstractIn the border Brazil-Paraguay-Argentina we notice social complexity and identity conflicts that persist in pointing to the question: "who am I?". In the brazilian school environment, the increasing immersion students Paraguayans who cross every day physical boundaries to study in Brazilian schools are rising with the hope of having a better future, but with insecurity and fear of not achieving academic success by some "cultural obstacles" such as language, for example. This is how social identities will be contradicting and fragmenting. We aim, in this paper, discuss and investigate how identities are constructed of these students in the school boundary and what representations they have about the sociocultural and linguistic diversity of the region they live in and of themselves. Thus, we performed through interdisciplinary research, unstructured interviews with students from the school context border. The research in question is ethnographic and based on the theoretical perspectives of Critical Applied Linguistics, Anthropological Studies, Critical Discourse Theory and Cultural Studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Political aspectspt_BR
dc.subjectCulture - Study and teachingpt_BR
dc.titleNarrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteirapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNo cenário transfronteiriço Brasil-Paraguai-Argentina percebemos a complexidade social vigente e os conflitos identitários que insistem em apontar para a questão: “quem sou eu?”. Concomitantemente, no ambiente escolar brasileiro, vemos a imersão cada vez maior de alunos paraguaios que atravessam todos os dias as fronteiras físicas para estudar nas escolas brasileiras com a esperança de terem um futuro prodigioso e promissor, mas com a insegurança e o medo de não alcançarem o sucesso escolar por alguns “empecilhos culturais”, como a língua, por exemplo. É desta forma que as identidades sociais vão se contradizendo e se fragmentando. Objetivamos, dessa maneira, discutir e averiguar como são construídas as identidades desses alunos no contexto escolar de fronteira e quais as representações que eles têm acerca da diversidade linguística e sociocultural da região em que vivem e de si mesmos, ou seja, quais as representações construídas através de olhares para si. Para tanto, realizamos, por meio de uma pesquisa interdisciplinar, entrevistas não estruturadas com alunos do contexto escolar transfronteiriço. A pesquisa em questão é de cunho etnográfico e amparamo-nos nas perspectivas teóricas da Linguística Aplicada Crítica, dos Estudos Antropológicos, da Teoria Crítica do Discurso e dos Estudos Culturais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_80.pdf269,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.