Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Dalva Aparecida Domingues da Silva
dc.date.accessioned2020-11-24T14:28:59Z-
dc.date.available2020-11-24T14:28:59Z-
dc.date.issued2014-03-27
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dalva Aparecida Domingues da Silva. A formação do leitor no 5°ano do ensino fundamental I: o discurso e a prática de educadores sobre leitura e leitores. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20881-
dc.description.abstractEste trabajo tuvo como tema la enseñanza de la lectura, en la que trata de reflexionar sobre las representaciones construidas sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lectura en los . La lectura es el mejor y gran patrimonio de la educación. Esta investigación se basa en suposiciones teóricas de algunos autores como: Renilson José Menegassi y João Wanderley Gerardi, Ezequiel Theodoro da Silva, y tiene como objectivo analizar Las classes dos profesores de 5° año de la escuela primaria, su visión en relación con a enseñanza de la lectura y las mayores dificultades de los alumnos presentados en este procedimiento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectDevelopment readingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectReading promotionpt_BR
dc.titleA formação do leitor no 5°ano do ensino fundamental I: o discurso e a prática de educadores sobre leitura e leitorespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o ensino da leitura, em que buscou-se refletir sobre as representações construídas acerca do processo de ensino e aprendizagem da leitura no curso Fundamental I. A leitura é a melhor e grande herança da Educação. Esta pesquisa embasa-se nos pressupostos teóricos de alguns autores como: Renilson José Menegassi e João Wanderley Geraldi, Ezequiel Theodoro da Silva e tem como objetivo analisar a aula de dois professores do 5° ano do ano do ensino fundamental no Município do Norte do Paraná, sua visão em relação ao ensino da leitura e quais as maiores dificuldades dos alunos apresentados nesse processo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_104.pdf151,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.