Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Laudicéia Camargo Correia
dc.date.accessioned2020-11-24T14:26:53Z-
dc.date.available2020-11-24T14:26:53Z-
dc.date.issued2013-12-14
dc.identifier.citationGOMES, Laudicéia Camargo Correia. A importância da musicalização no desenvolvimento das funções psíquicas superiores nas crianças da educação infantil. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20866-
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate in literature and scientific articles the importance of musicalization the development of higher mental functions in Early Childhood Education. With the character of qualitative research we sought, in theoretical references that authors explain this theme, based on the following question: How can musicalization develop higher mental functions of the child? Thus, this research has brought important insights regarding the practice with musicalization, one of the teaching-learning resources for the development of psychological functions in children, principally due to the benefits for the development of the individual, in the categories: memory, attention, perception, imagination as well as the musical aspects as rhythm, melody, harmony and timbre that stimulate brain circuits, working in education of the human being in all aspects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectMusic in educationpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleA importância da musicalização no desenvolvimento das funções psíquicas superiores nas crianças da educação infantilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar em literatura especializada e artigos científicos a importância da musicalização no desenvolvimento das funções psíquicas superiores na Educação Infantil. Com caráter de pesquisa qualitativa buscou-se nos referencias teóricos autores que explicitasse essa temática, partindo da seguinte questão: Como a musicalização poderá desenvolver as funções psíquicas superiores da criança? Assim, esta pesquisa trouxe reflexões importantes a respeito da prática com musicalização, sendo um dos recursos didáticopedagógicos para o desenvolvimento das funções psicológicas da criança, principalmente devido aos benefícios para o desenvolvimento do indivíduo, nos quesitos: memória, atenção, percepção, imaginação, como também, os aspectos musicais como ritmo, melodia, harmonia e o timbre que estimulam os circuitos cerebrais, colaborando na educação do ser humano em todos os aspectos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Rovaris, Nelci Aparecida Zanette
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_101.pdf192,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.