Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lidiana de-
dc.date.accessioned2020-11-24T14:20:50Z-
dc.date.available2020-11-24T14:20:50Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lidiana de. O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20819-
dc.description.abstractThis work had as thematic the use of the brinquedoteca in the education process learning “a reflection on the practical professor who considers the ludicidade in the initial years of basic education”, analyzed under the perspective of the proposal of Catherine Lives, Kleiman, Magda Soares, amongst other scholars in education. With the objective to rethink on the joint between playing and learning in a playful perspective in the pedagogical work mediating to the construction of the knowledge of the Written System Alphabetical, in the agreement of that a optics that the learnings can be stimulated in situations and uses of toys, as well as listing some activities that explore the ludicidade that relates the brinquedoteca. In intention to make possible a script of procedures that favors the four axles of the Portuguese Language; the Orality, the Linguística Analysis, the production and the reading, in the perspective of the letramento. Thus, in the perspective of the playful one in the alfabetização process, we perceive that many professors find resistance in relation to the practical one of playful activities, the same ones confuse the concept of authors who define playing well.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectBrinquedotecaspt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectToy lending librariespt_BR
dc.subjectAffective educationpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.titleO uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem– “Uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”, analisado sob a perspectiva da proposta de Catarina Moro, Kleiman, Magda Soares, dentre outros estudiosos em educação. Com o objetivo de repensar sobre a articulação entre o brincar e o aprender numa perspectiva lúdica no trabalho pedagógico mediando à construção do conhecimento do Sistema Escrito Alfabético, no entendimento de que uma ótica que as aprendizagens podem ser estimuladas em situações e usos de brinquedos, bem como listar algumas atividades que explorem a ludicidade que relacione a brinquedoteca. No intuito de possibilitar um roteiro de procedimentos que favoreça os quatro eixos da Língua portuguesa; a Oralidade, a Análise Linguística, a produção e a leitura, na perspectiva do letramento. Assim, na perspectiva do lúdico no processo de alfabetização, percebemos que muitos professores encontram resistência em relação à prática de atividades lúdicas, os mesmos confundem o conceito de autores que definem bem o brincar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Aprigio, Antonio-
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_50.pdf470,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.