Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorUller, Fernando Henrique da Silva
dc.date.accessioned2020-11-24T14:18:57Z-
dc.date.available2020-11-24T14:18:57Z-
dc.date.issued2014-04-03
dc.identifier.citationULLER, Fernando Henrique da Silva. A música como recurso didático no ensino de geografia e sua aplicabilidade. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20803-
dc.description.abstractThis work was as a theme the quantitative survey and qualitative use of music and audiovisual resources as teaching tool within the teaching of Geography. The teaching of Geography allows you to use the various resources the methodological proposals and curriculum of the discipline. The Music as well as the utilization of the most different rhythms, certainly facilitates the process of learning when planned and well employed, because in addition to attractive allows for greater integration with the discipline since the acceptance and the complementation that this feature allows to contents. Currently visible is the great disinterest in most students during the long and boring classes as in Geography teaching that requires students to understand and assimilate. The use of Music as a teaching tool will come in handy when we correlate the content worked aiming at facilitating the understanding of what is being transmitted and transform the lessons dull and apathetic in classes integrative with students participatory and that really reconcile the playful with the teaching. Given the importance of the use of Music within the planning of the discipline of Geography, this work seeks to understand how this feature is being used, if it really has worked within the classroom or if the use of this feature has been feasible. Seek also to understand their contribution to the teaching-learning process, scoring some strategies to use as well as a quantitative survey to some educational establishments, such as the acceptance of the students before the use of the same.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMusic in educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.titleA música como recurso didático no ensino de geografia e sua aplicabilidadept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o levantamento quantitativo e qualitativo do uso da música e recursos audiovisuais como ferramenta didática dentro do ensino da Geografia. O ensino da Geografia permite utilizar os variados recursos as propostas metodológicas e curriculares da disciplina. A Música assim como a utilização dos mais diferentes ritmos, certamente facilita o processo de aprendizagem quando planejada e bem empregada, pois além de atrativo permite uma maior integração com a disciplina visto a aceitação e a complementação que este recurso permite perante aos conteúdos abordados. Atualmente é visível o grande desinteresse na maioria dos alunos durante as longas e maçantes aulas como no ensino de Geografia que requer que os alunos entendam e assimilem. A utilização da Música como ferramenta de ensino venha a calhar quando buscamos correlacionar os conteúdos trabalhados objetivando a facilitação à compreensão do que esta sendo transmitido e transformar as aulas monótonas e apáticas em aulas integrativas com alunos participativos e que realmente conciliem o lúdico com o ensinar. Visto a importância da utilização da Música dentro do planejamento da disciplina de Geografia, o presente trabalho busca entender a forma como esse recurso vem sendo empregado, se realmente tem surtido efeito dentro de sala de aula ou se a utilização desse recurso tem sido viável. Buscará também compreender a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, pontuando algumas estratégias de utilização assim como um levantamento quantitativo perante alguns estabelecimentos de ensino, tal como a aceitação dos alunos perante a utilização do mesmo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_39.pdf363,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.