Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSegura, Malvina da Silva
dc.date.accessioned2020-11-24T14:17:31Z-
dc.date.available2020-11-24T14:17:31Z-
dc.date.issued2013-04-22
dc.identifier.citationSEGURA, Malvina da Silva. A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20790-
dc.description.abstractSuch work aims to address the methodology of the evaluation process of cognitive development in early childhood education. Exhibiting the best way to understand the assessment process and the methodologies, highlighting the importance of children's cognitive development and emphasizing Vygotsky's theory as a scholar who has analyzed the development of children accurately, highlighting the role of the teacher as primary and essential training and assessment of children. After demonstrating aspects of evaluation in the context of early childhood education and its importance, a brief history of early childhood education in Brazil, the relationship of child development with the characteristics of evaluation and consideration by the teacher's work, certain characteristics are discussed after the process evaluation and suggestions for the implementation of assessment: portfolios, tests, peer review, through self-assessment and interview, based on literature search for both.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeachers - Rating ofpt_BR
dc.titleA importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educaçãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO referido trabalho tem como objetivo abordar a metodologia do processo avaliativo do desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil. Expõe a melhor forma de compreender o processo de avaliação e as suas metodologias, destacando a importância do desenvolvimento cognitivo das crianças e enfatizando a teoria de Vygotsky como um estudioso que analisou o desenvolvimento das crianças de forma precisa, destacando o papel do professor como primordial e essencial à formação e à avaliação das crianças. Após demonstrar aspectos da avaliação no contexto da Educação Infantil assim como sua importância, um breve histórico da Educação Infantil no Brasil, a relação do desenvolvimento infantil com as características da avaliação e a sua consideração mediante o trabalho do professor, após são abordadas determinadas características do processo avaliativo e sugestões para a aplicação da avaliação: portfólios, provas, avaliação por colegas, por meio de autoavaliação e por entrevista, baseando-se para tanto em pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_12.pdf211,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.