Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maira da
dc.date.accessioned2020-11-24T14:15:43Z-
dc.date.available2020-11-24T14:15:43Z-
dc.date.issued2018-08-15
dc.identifier.citationSILVA, Maira da. A importância da história da matemática no processo de ensino aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20773-
dc.description.abstractThis paper aims to explain the importance of the History of Mathematics for teaching learning. The work is a bibliographical research with the intention of demystifying some mathematical principles based on the origin of their studies, according to the conceptions of several researchers and philosophers old and current. With this, the article seeks to explain the emergence of some mathematical expressions, the history and importance of geometry, and the relevance of the teaching of Mathematics in the present day and concluding with the fundamental role of the teacher in the construction of mathematical knowledge. The studies point to the importance of the knowledge of the history of mathematics, for the reason of facilitating its didactic application by the teacher, and assimilation of the concepts by the students. With this, the process of teaching learning becomes more enriching, since it allows to contemplate all the study of the meaning of the symbolic language that Mathematics had in the whole process of the development of civilizations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAritmética - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectArithmetic - Study and teachingpt_BR
dc.titleA importância da história da matemática no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the history of mathematics in the teaching learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal explanar sobre a importância da Historia da Matemática para o ensino aprendizagem. O trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de desmistificar alguns princípios matemáticos com base na origem de seus estudos, de acordo com as concepções de vários pesquisadores e filósofos antigos e atuais. Com isso, o artigo busca explicar o surgimento de algumas expressões matemáticas, da história e a importância da geometria, e a relevância do ensino de Matemática nos dias atuais e concluindo com o papel fundamental do professor na construção do conhecimento matemático. Os estudos apontam para a importância do conhecimento da história da matemática, pelo motivo de facilitar a sua aplicação didática pelo professor, e assimilação dos conceitos pelos alunos. Conclui-se que o processo de ensino aprendizagem fica mais enriquecedor, pois permite contemplar todo o estudo do significado da linguagem simbólica que a Matemática teve em todo o processo de desenvolvimento das civilizações.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André
dc.contributor.referee1Sandmann, André
dc.contributor.referee2Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee3Melges, André Inácio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importanciahistoriamatematicaprocesso.pdf778,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.